Grande Dourados terá Fórum Regional do Turismo

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa hoje (11), em Dourados, de uma reunião que discute sobre a instalação do Fórum Regional da Grande Dourados. O objetivo do encontro é elaborar o direcionamento estratégico do Fórum, além de criar grupos de trabalhos para o desenvolvimento de ações ligadas ao turismo na região. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa hoje (11), em Dourados, de uma reunião que discute sobre a instalação do Fórum Regional da Grande Dourados. O objetivo do encontro é elaborar o direcionamento estratégico do Fórum, além de criar grupos de trabalhos para o desenvolvimento de ações ligadas ao turismo na região.

O Fórum é um espaço de comunicação, debates, intercâmbio e articulação para solução de dúvidas, problemas, além de exposição de ideias sobre determinado tema. Sua organização é composta por um presidente, vice-presidente e coordenadores de cada um dos comitês temáticos. O formato do Fórum é definido pelos atores locais em função do estágio de desenvolvimento turístico do território e do grau de amadurecimento do capital social.

A Gerência de Políticas e Programas do Desenvolvimento do Turismo, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) ministra uma palestra com o interlocutor do programa de regionalização e turismólogo, Geancarlo de Lima Merigue, sobre o processo de formação e o formato do fórum. Na palestra Merigue destacará, também, as características que devem ser adotadas para o fortalecimento da instalação da Instância de Governança Regional do Turismo (I.G.R.).

Da Fundtur participam também a interlocutora do Programa de Regionalização em Mato Grosso do Sul, Cristiane Ferrari e a coordenadora dos Serviços Turísticos, Dinair Rezende Marques. A I.G.R. faz parte da política de desenvolvimento e estruturação do turismo no Brasil, estando presente no Plano Nacional de Turismo (2007-2010) como estratégia de fortalecimento da gestão descentralizada da atividade turística nas regiões.

O objetivo é estabelecer a mediação das relações entre a sociedade e o Estado. Esse colegiado deve contemplar os segmentos do Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil Organizada que sejam turísticos, e também aqueles que tenham interface com essa atividade.

Participam da reunião membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), entidades ligadas ao turismo e municípios da região. Fazem parte da Região Grande Dourados os municípios: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

Serviço:

Dia: 11 de agosto

Hora: 13h30

Local: Associação Comercial e Empresarial de Dourados. Rua Joaquim Teixeira Alves, 1480, Centro (Próximo à Caixa Econômica Federal), em Dourados.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)