Advogada, professora universitária, militante das causas sociais e militante no Partido Verde há mais de década; escolha é vista como um ganho das mulheres e das questões sociais

A importância da região da Grande Dourados na decisão das eleições para o Governo do Estado desde a criação de Mato Grosso do Sul é um fato inegável, e assim a cada quatro anos a classe política volta os olhos para a região tendo em vista a alta densidade do colégio eleitoral e os partidos acabam escolhendo um douradense para a disputa.

A novidade desta eleição é a indicação da advogada, produtora rural e professora universitária Tatiana Azambuja Ujacow (PV) para ser a candidata a vice-governadora na chapa de Zeca do PT.

Para os douradenses ela representa a renovação do pensamento político ao mesmo tempo em que mostra a força da mulher na política estadual e a força do ideal da juventude.

A advogada nasceu em Dourados, município com a maior população indígena de Mato Grosso do Sul, que serviu de inspiração para a sua dissertação de Mestrado que a fez trilhar um caminho para a consolidação na luta pelos direitos humanos e a inclusão social.

Tatiana, que é filiada ao PV (Partido Verde) há quinze anos e também atua como professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), demonstrou firmeza em seu discurso durante a convenção do partido ao afirmar que é uma mulher idealista e não abre mão de seus princípios na defesa de um mundo melhor para todos.

Em seu discurso afirmou que chega à política para trabalhar pela inclusão social e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

Seu nome foi considerado como uma novidade como candidata, mas desde a adolescência tem participado de ações sociais. Atuou na disputa pela direção da Ordem dos Advogados do Brasil, onde ganhou experiência e como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Dourados consolidou sua atuação em defesa dos direitos das mulheres.

Na opinião do radialista Antônio Neres, o comprometimento da advogada Tatiana Azambuja Ujacow com as causas sociais vai reforçar a candidatura do ex-governador Zeca do PT.

“A conduta moral e ética de Tatiana é muito positiva para que os eleitores possam acreditar no nascimento de uma nova classe política”, disse Neres que é filiado ao PR e assessor especial do prefeito Ari Artuzi (PDT).

O radialista disse que o PT não poderia ter feito escolha melhor. Com Tatiana, segundo Neres, os eleitores terão mais uma opção na hora do voto. Neres é um dos radialistas mais antigos de Dourados e no programa que faz na FM 101 mantém contato direto com a população.

“Vejo que os eleitores sempre querem mais, pedem mais opções para votar”, disse Antônio Neres ao ressaltar que não apenas as mulheres para toda a região da Grande Dourados estão bem representados nesta eleição.

O vereador Dirceu Longhi (PT) disse que o Partido dos Trabalhadores acertou em cheio ao lembrar a Grande Dourados na chapa majoritária.

“Graças ao PT a região sul do estado vai continuar dentro da disputa pela vice-governadoria”, disse o vereador ao acrescentar que a presença de Tatiana como companheira de chapa de Zeca do PT renova o entusiasmo dos eleitores da região, que careciam de um fato novo na eleição estadual deste ano.

Longhi acredita que Tatiana, além de representar a força da mulher, terá a missão de fazer a população a acreditar nas mudanças por meio da organização social.

“A militância da candidatura a vice-governadora pela causa indígena e pela defesa dos direitos humanos reforça os compromissos históricos do PT com a democracia”, disse o parlamentar.

O vereador disse que nos últimos oito anos o vice-governador é de Dourados. Antes do Egon Krakhecke (PT) e agora com Murilo Zauith (DEM) que disputa o Senado. “Tatiana representa a continuidade de Dourados no Governo do Estado”, finalizou Longhi.

Movimentos sociais

A candidatura de Tatiana Ujacow animou também os ativistas sociais da região da grande Dourados.

Essa a opinião da professora universitária Zonir Freitas Tetila, que afirmou que a candidatura de Tatiana amplia o espaço dos movimentos sociais no Governo do Estado devido a sua atuação pelos direitos humanos.

“Ela é uma mulher inteligente e muito competente. Representa a própria renovação na política regional”, enfatizou Zonir que acredita na capacidade de Tatiana agregar muitas mulheres na campanha de Zeca do PT.

Para Zonir, além de representar a juventude e a beleza da mulher sul-mato-grossense, Tatiana vai trazer para a disputa a participação ativa das mulheres uma vez que a sua candidatura é o reflexo de sua atuação na sociedade.

“Esta é uma forma de reconhecimento da nova mulher que surgiu na sociedade e respeito pela importância do voto das mulheres que representa.

O empresário Romem Barleta disse que a participação de Tatiana Azambuja Ujacow como candidata a vice-governadora “é um orgulho para os moradores das regiões da Grande Dourados e do Cone sul”.

Para Barleta que é membro do OAD (Observatório Ambiental de Dourados), a escolha de Tatiana por Zeca do PT é um incremento para se manter a representatividade política da Grande Dourados.

“Dourados tem que continuar na vice-governadoria”, disse Romem ressaltando o exemplo de retidão da professora, advogada e produtora Rural Tatiana que além de “sangue novo” na política “é uma verdadeira representante dos cidadãos de bem, dos cidadãos que realmente são fichas-limpa”, finalizou.

O empresário que é reconhecido em Dourados por sua luta em defesa do meio ambiente acredita que Tatiana além de representar Dourados no Governo do Estado, como ativista dos direitos humanos, vai contribuir para a luta dos ambientalistas.

A candidatura da douradense Tatiana Azambuja Ujacow como vice-governadora na chapa de Zeca do PT também agradou em cheio os vereadores e lideranças políticas de vários municípios da região Sul do Estado.

Ivinhema

Para o vereador de Ivinhema Valdemar Ângelo (PDT) o “Dema” o PT e os partidos aliados “fizeram uma boa escolha que representa uma excelente estratégia política”.

Ele acredita que, para a região do Vale do Ivinhema, a candidata de Dourados vai aproximar os municípios do Governo do Estado para o encaminhando de suas reivindicações. “Tatiana é uma candidata sem rejeição e mostra a capacidade que a política estadual tem de se renovar”, disse Dema.

Mundo Novo

O vereador Richardson Prates (PT), de Mundo Novo, no extremo sul do estado, concorda com a opinião do vereador de Ivinhema. Para ele, Tatiana é de Dourados e vai aproximar o Governo dos municípios do Cone Sul.

Richardson disse que o mais marcante em Tatiana é a sua disposição em lutar pelos seus ideais sem se corromper mantendo-se fiel aos seus princípios.

“Podem acreditar que os jovens como eu vão aderir em massa ao projeto petista de voltar ao Governo e participação de Tatiana é o algo a mais que faltava”, disse.

Empresários

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Dourados, Pedro Lima, disse que uma primeira vitória já foi conseguida não só pelas mulheres como pelos eleitores da Grande Dourados com a indicação de Tatiana para concorrer ao cargo de vice-governadora.

Pedro Lima disse que Dourados, juntamente com os municípios do Sul do Estado, tem um grande eleitorado que pode decidir qualquer eleição.

“A importância de nossa região foi lembrada e temos certeza que os eleitores não vão desperdiçar esta oportunidade impar que continuar com a vice-governadoria”, disse o sindicalista ao lembrar que no comércio as mulheres já são maioria.

“As entidades ligadas aos movimentos populares sempre acreditaram na participação da mulher na política”. A afirmação é do arquiteto e sindicalista Ronaldo Ferreira Ramos, coordenadora do CRDP (Comitê Regional de Defesa Popular) ao elogiar a escolha de Tatiana como candidata a vice-governadora representando a região da Grande Dourados.

Ronaldo disse que a indicação de Tatiana como vice de Zeca valoriza sobremaneira o espaço político das mulheres.

“Foi uma escolha muito apropriada”, enfatizou o sindicalista que coordena a articulação de quase cem entidades representativas da sociedade como sindicatos, associações de moradores, clubes de mães e outras organizações não governamentais.

A candidatura de Tatiana, segundo Ronaldo Ramos, demonstra que a lutas de muitas mulheres que há muitos anos estão nos sindicatos e associações comunitárias “brigando” pelas causas populares não foram em vão.

“Acredito que Tatiana cai contribuir para reforçar a participação da mulher na política e vai refletir numa nova forma de pensar e fazer política colocando as mulheres em condições de igualdade com os homens” enfatizou o coordenador do CRDP.