Tornando realidade o sonho de toda a classe de comerciantes de Nova Andradina o governador André Puccinelli assinou mensagem encaminhando à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei para doação de um terreno para a construção da sede própria da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (Acina), atendendo uma reivindicação de mais de 10 anos do setor. A solenidade aconteceu na tarde do dia 18 de fevereiro em Nova Andradina, a deputada Dione Hashioka acompanhou o governador André Puccinelli durante a assinatura do termo de doação de um terreno para a construção da sede própria da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (Acina).

A deputada Dione Hashioka cumprimentou os integrantes da Associação Comercial pela conquista e o Governador André, pela doação. “Tenho certeza que o Senhor, Governador, acertou em fazer a doação a esta, que é a terceira Associação Comercial do Estado e que tem marcado presença e participando de todos os eventos do Município, realizando inclusive, campanhas de arrecadação de alimentos para famílias carentes”, disse a deputada, lembrando também do compromisso da Acina em ceder um espaço para que os artesãos do município comercializem seus produtos.

A Casa do Artesão funciona provisoriamente em um prédio antigo no terreno doado. Participaram também da Solenidade, o Prefeito Gilberto Garcia; o ex-prefeito Roberto Hashioka; o presidente da Acina, Arion Aislan de Sousa; os deputados federais Marçal Filho e Geraldo Resende; vereadores; Secretários; prefeitos de municípios da região, entre outras autoridades e demais integrantes da diretoria da Acina. Arion Aislan afirmou que é um dia histórico para a associação e para Nova Andradina. “Isso mostra que o governo do Estado está do lado do empresariado, demonstrando que há um canal de direto com a administração estadual, aberto à negociação”, avaliou Arion. Roberto Hashioka lembrou também que a gestão é antiga e aconteceu na hora certa.

“Nova Andradina era o nono município em número de habitantes e hoje estamos em sétimo e caminhando para ser o sexto já no próximo censo. O Produto Interno Bruto subiu de 11º em 2001 para 5º em 2007 dentro do Estado e o comércio de Nova Andradina tem uma grande participação, uma grande responsabilidade nessa ascensão pois atende todo o Vale do Ivinhema”, afirmou Hashioka, ressaltando o trabalho das Mulheres lideradas pela Superintendente de Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, que, com suas capacidades, continuarão, com o apoio da Associação Comercial, realizando o trabalho artesanal. Conforme Edna Chilli, acreditando no potencial das mulheres artesãs, a deputada Dione Hashioka fez uma intervenção junto ao Governo do Estado para garantir dentro do convênio a parceria com a ACINA no sentido de viabilizar o local para atender não somente as mulheres participantes da feira Mulheres de Atitude, mas também todas as pessoas que trabalham com produtos artesanais, inclusive mulheres dos assentamentos.

O prefeito Gilberto Garcia, lembrou que “a nova sede será também dos comerciários e da população. Estamos realizando um sonho antigo”. “O governo do estado tem uma visão empresarial, se não fosse assim não tínhamos feito o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para desenvolver de forma racional e equalizada o nosso Estado”, afirmou Puccinelli lembrando das ações que beneficiam o setor, como a prorrogação do prazo este mês para pequenas e micro empresas permanecerem no Simples Nacional. O terreno onde será construída a sede da Acina tem 440 metros e está localizado na rua Joaquim de Moura Andrade, 1.840, no centro.