O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, divulgou nota nesta quinta-feira (16) anunciando a exoneração de Israel Guerra, filho de Erenice Guerra, e José Euricélio Alves de Carvalho, irmão da ex-ministra, dos cargos de confiança que ocupavam na Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), respectivamente.

Erenice pediu demissão do cargo nesta quinta-feira, atingida por suspeitas de envolvimento no suposto favorecimento de empresas em contratos com o governo, de acordo com reportagem da revista “Veja” publicada no último final de semana. Segundo a revista, o filho da ex-ministra intermediava as negociações.

Na nota, o governador diz que determinou a suspensão de pagamentos a Israel Guerra e diz que foi determinada a imediata abertura de procedimento administrativo “para apurar eventuais irregularidades cometidas pelo ex-empregado” e que pode resultar, “como penalidade, em ressarcimento ao Erário dos valores recebidos como salário”.

Nesta quinta-feira (16), reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” traz nova denúncia contra Israel Guerra. Segundo a reportagem, a empresa EDRB do Brasil acusou Israel Guerra, filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a instalação de uma central de energia solar no Nordeste.