Os trabalhadores da área de manutenção da ETH Bioenergia (Brenco), empresa do setor sucroalcooleiro, entraram em greve nesta quarta-feira (1º). Cerca de 51 funcionários estão nesta noite no barracão da empresa, localizado no bairro Vale do Amanhecer em Costa Rica, aguardando os representantes da instituição para negociarem aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Segundo os manifestantes, a carga de trabalho é pesada e eles não recebem tudo o que trabalham. “Nós entramos no ônibus para ir trabalhar às 5 da manhã e voltamos às 5 da tarde, mas eles não contam o tempo de transporte e só pagam sete horas de trabalho”, reclamou o mecânico Adeir Santana, 26.

Os funcionários também alegam que foi cortado 50% dos honerários sem justificativa aparente. Eles alegam que já procuram a ETH por diversas vezes, sem obter resposta de Ricardo Guerra, coordenador da mesma.

Amanhã será realizado um protesto maior no mesmo local, com a paralisação de todos os cerca de 470 funcionários da empresa. “Só sairemos da sede quando tivermos alguma posição da empresa, senão continuaremos de braços cruzados”, relatou Adeir.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e Álcool de Mato Grosso do Sul, Dr. José Antônio da Silva, está no local e orienta os funcionários.