O pleito eleitoral deste ano acontece em 3 de outubro e a maioria das pessoas ainda não sabe em quantos candidatos precisa votar. A constatação veio hoje durante simulações nas urnas eletrônicas disponibilizadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em dois supermercados de Campo Grande. A confusão está na eleição para senador. Neste ano, a população de cada estado escolherá dois nomes, mas muitos votantes ainda não sabem disso.

A equipe de reportagem do Midiamax perguntou se os eleitores sabiam em quantos candidatos votar e a maioria disse que são cinco. Ficou claro que não sabem que neste ano serão escolhidos dois senadores, além de um voto para presidente da República, deputado estadual, deputado federal e governador.

Maria de Lurdes, 35 anos, foi uma das eleitoras a testar voto na urna do TRE, na tarde deste sábado. Ela não sabia que terá que votar em dois senadores. “Achei bem fácil votar”, disse ao simular.

Ênio Rocha, 20 anos, vai votar pela segunda vez este ano. A primeira participação como eleitor foi em 2008, quando foram escolhidos prefeito e vereador. “não tinha ideia de quantos eram”, disse. O rapaz também figura na lista dos eleitores que ainda não decidiram seus candidatos.

O técnico judiciário Luiz Carlos de Castro dá com dica ao eleitor que ele leve anotado no papel quais são suas opções de voto, o que vai dar mais agilidade no processo e não corre o risco de esquecer o número dos candidatos.

Em uma simulação, o eleitor com “colinha” levou 20 segundos para escolher seus candidatos e outro sem as anotações com os números dos candidatos fictícios levou 50 segundos.