Uma audiência televisiva mundial de mais de 700 milhões de pessoas deve assistir à final da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha neste domingo, anunciou a Fifa.

A entidade que governa o futebol mundial acrescentou que o maior número de telespectadores foi registrado na Alemanha para a semifinal de quarta-feira contra a Espanha. Os Estados Unidos registraram aumento de 50 por cento na audiência na comparação com o Mundial de 2006. “Acho que a audiência da final será maior do que em 2006, quando a partida foi assistida por 700 milhões”, disse Niclas Ericson, diretor da divisão de TV da Fifa, a jornalistas.

 Ele disse que na Alemanha um número recorde de 32 milhões de pessoas assistiram à derrota dos alemães para a Espanha por 1 x 0 na semifinal, o que resultou numa participação de mercado de 90 por cento.

A emissora espanhola Telecinco anunciou audiência de 13,3 milhões de pessoas, quase um terço da população e, de longe, a maior audiência para qualquer programa no país nos últimos cinco anos, disse a Fifa.

Nos EUA, 19 milhões de pessoas assistiram à derrota por 2 x 1 nas oitavas de final para Gana, audiência recorde para uma partida de futebol masculino. “No geral, os números nos Estados Unidos registraram alta de 50 por cento”, disse Ericson.

Também foram batidos recordes no Oriente Médio, embora o sinal da emissora Al Jazeera tenha sido misteriosamente bloqueado durante a partida de abertura do Mundial entre África do Sul e México, que terminou num empate em 1 x 1.

“Se descobrirmos quem fez isso, vamos tomar as medidas apropriadas”, disse Ericson.