Os internautas que usam o Twitter, rede de relacionamentos baseada em microblogs, estão curiosos com o surgimento, nesta segunda-feira (2), do nome Fernando Henrique Cardoso como “top trend” número um para o Brasil. Na prática, isso quer dizer que o nome do ex-presidente foi o termo mais citado pelos tuiteiros brasileiros.

“O Brasil ACORDOU bem hj! Plena segunda, Fernando Henrique Cardoso no topo dos TT! Parabéns Brasil, bom dia e ótima semana a todos!”, comemorou @edgarvasco. Mas o tom dos comentários, na maioria, foi de curiosidade. “Fernando Henrique Cardoso nos TT’s? pq? ele vai privatizar os TT’s?”, questionou @ClarissaTabosa, replicando uma das mensagens mais repetidas.

O aparecimento do nome de FHC nos top trends coincide com a entrevista que o ex-presidente concedeu para Marília Gabriela, levada ao ar no domingo. Mas nem todos acham que a aparição de Cardoso justifique sozinha o sucesso no Twitter.

“Fernando Henrique Cardoso nos TT’s. me expliquem? (campanha serra?)”, perguntava logo cedo @TayaneCosta, dando o tom da curiosidade. Entre as tentativas de explicação, desde campanhas veladas pró-serra, até jogadas de marketing partindo até da campanha de Dilma. Muitos tuiteiros aproveitaram o TT (Top Trend) para comparar FHC e Lula.