Geral

Festival do Sobá faz parte do Calendário Cultural do Estado

O governo sancionou a lei de número 3.931/2010, que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul o Festival do Sobá. Neste ano, vai ser realizado o 5ª Festival do Sobá, na Feira Central da Capital. O evento conta participação de milhares de pessoas de diversos locais do País. A […]

Arquivo Publicado em 11/07/2010, às 17h44

None

O governo sancionou a lei de número 3.931/2010, que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul o Festival do Sobá. Neste ano, vai ser realizado o 5ª Festival do Sobá, na Feira Central da Capital. O evento conta participação de milhares de pessoas de diversos locais do País. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (08).

O projeto de lei que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado o Festival do Sobá foi aprovado pelos deputados, na Assembleia Legislativa, no dia 09 de junho de 2010. O Festival oferece diversas atrações à população: mostra de negócios, exposição de cerâmicas e artefatos típicos da cultura nipônica como bonecas, bonsai, ikebana e kimonos, além de apresentação de danças japonesas e, claro, o famoso sobá, – prato feito com macarrão de arroz, caldo de carne, omelete, carne bovina ou suína e cheiro-verde.

Segundo os organizadores, Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a servir o sobá em seus restaurantes. Atualmente, o prato já é encontrado em várias localidades. Segundo pesquisa, o sobá está na lista das 100 comidas de maior destaque no País. A receita foi trazida por imigrantes da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à Capital em 1908.

Com o tempo, o sobá passou a ser servido na Feira Central. Primeiro, reservadamente, aos okinawas e seus descendentes; depois, aos demais interessados. Atualmente, se tornou uma comida típica e tradicional, sendo apreciada em qualquer época do ano.

Jornal Midiamax