Exposição apresenta peças de cerâmica produzidas em presídio

Peças de cerâmica produzidas por internas do Estabelecimento Penal de São Gabriel do Oeste (EPSGO) serão expostos na unidade penal na tarde desta segunda-feira (5), a partir das 15h. O evento irá comemorar o encerramento de mais uma etapa do curso de cerâmica e da inciativa, que vem sendo desenvolvida no presídio há quase dois […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Peças de cerâmica produzidas por internas do Estabelecimento Penal de São Gabriel do Oeste (EPSGO) serão expostos na unidade penal na tarde desta segunda-feira (5), a partir das 15h. O evento irá comemorar o encerramento de mais uma etapa do curso de cerâmica e da inciativa, que vem sendo desenvolvida no presídio há quase dois anos e que já capacitou diversas reeducandas.

A capacitação faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Coordenadoria Municipal da Mulher. A exposição contará com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres.

Serão expostas peças variadas de cerâmica, entre decorativos (vasos e enfeites) e utilitários (panelas, travessas etc.), algumas fazendo alusão ao fortalecimento da identidade feminina na sociedade. No dia também serão apresentadas algumas telas pintadas por internas do regime semiaberto que também participam de curso de capacitação. A exposição será aberta apenas a convidados.

Pra o diretor do EPSGO, Dirceu Rondon Simões, o curso de cerâmica tem sido muito positivo para a rotina do presídio. “Agora estamos trabalhando para que novas turmas sejam capacitadas”, informa o diretor.

Segundo Simões, além do estabelecimento penal, posteriormente a exposição também será realizada em repartições públicas de São Gabriel, para dar mais visibilidade ao projeto desenvolvido no presídio.

“Queremos que a população conheça esse trabalho que é desenvolvido com as internas, e assim estaremos demonstrando que a Agepen não existe tão somente para segregar o individuo”, disse, ressaltando a importância das parcerias estabelecidas entre a Agepen e o poder público municipal no sentido de levar profissionalização aos reeducandos da cidade.

Conteúdos relacionados