A segunda edição da feira da indústria de Mato Grosso do Sul será lançada nesta quinta-feira, às 19 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital

Com lançamento oficial nesta quinta-feira (25/02), a partir das 19 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, a Expo-MS Industrial 2010 terá formato inovador e diversas novidades. “Com certeza será uma das melhores oportunidades para valorizar ainda mais os investimentos das empresas instaladas no Estado, agindo como um espaço inteiramente dedicado à realização de negócios, ao apoio de empresários e ao fortalecimento da atividade”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

As inovações do evento começam pela cerimônia de lançamento, quando será disponibilizada uma maquete da feira para que as pessoas possam ter uma noção de como ficará o Centro de Convenções e Exposições no dia Expo-MS Industrial. Com 182 estandes, incluindo CNI, Sesi, Senai, IEL, Sebrae, Fecomércio, Banco do Brasil e as prefeituras de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Rio Verde, a segunda edição da feira da indústria de Mato Grosso do Sul, que é realizada de dois em dois anos, terá inúmeras novidades.

Principais destaques

Uma delas é que a Expo-MS Industrial vai medir o carbono emitido na atmosfera em decorrência do evento para posterior neutralização do gás com o plantio de árvores. “Trata-se de uma experiência nova em eventos no Estado e que poderá estimular as próximas feiras sul-mato-grossenses a adotarem o carbono zero, ou seja, que os promotores também façam a neutralização do carbono”, destacou Sérgio Longen, explicando que o Projeto do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas na busca pela neutralização da emissão de gases do efeito estufa.

Também durante a Expo-MS Industrial serão realizados o 1º Fórum Internacional de Logística Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul)-Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) e o 3º Encontro Empresarial da Zicosul. Segundo Bergson Amarilla, superintendente do IEL e coordenador da Feira, será a primeira vez que o Encontro Empresarial da Zicosul será realizado em conjunto com uma feira de negócios. “É uma ação inédita que será inaugurada pela Fiems durante a Expo-MS Industrial e depois reproduzida na Expocruz 2010, na Bolívia”, disse.

Pólos industriais

Ainda durante a feira da indústria do Estado, o presidente da Fiems vai lançar os pólos de cerâmica em Rio Verde e o do vestuário e têxtil em Dourados para gerar mais empregos formais nos dois municípios. No primeiro caso, o Pólo Ceramista da Região Norte do Estado será erguido em área de 22 hectares doada pela Prefeitura de Rio Verde para abrigar a princípio seis novas indústrias cerâmicas. “Vamos criar um pólo moderno e que esteja adequado à vocação do município, colaborando para o fortalecimento de uma identidade regional”, declarou Sérgio Longen, reforçando que essa idéia começou a ser consolidada durante a missão da Fiems à Europa.

Em Dourados, será criado o Centro de Produção do Vestuário e Têxtil para desenvolver e ampliar a instalação de indústrias do setor na cidade. “A Grande Dourados é uma das regiões do Estado que apresenta o maior índice de pessoas prontas para serem qualificadas”, disse o presidente da Fiems, informando que o pólo industrial será erguido em um terreno de 10 hectares a ser doado pela Prefeitura de Dourados para a construção de galpões fabris, além de creche para atendimento dos funcionários das empresas instaladas no local, espaço para lazer e atendimentos nas áreas de saúde e segurança do trabalho, uma Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi e uma Agência de Formação Profissional do Senai com cursos voltados para o segmento de vestuário e têxtil.

Dinâmica

A exemplo de 2008, quando a feira movimentou R$ 30,5 milhões em negócios e atraiu 30 mil pessoas, a edição deste ano terá a participação de diversos segmentos da indústria, tais como açúcar e álcool, alimentos, frigoríficos, celulose e papel, construção civil, cerâmico, embalagem, energia, financeiro, crédito, gráfico, farmacêutico, químico, metalmecânico, máquinas, equipamentos, mineração, montagens industriais, moveleiro, transporte, logístico, vestuário, têxtil, couro, calçados e inovação tecnológica, além do Governo do Estado e de diversas prefeituras.

Ela também disponibilizará informações sobre crédito e linhas de financiamento especiais oferecidas à indústria, arena empresarial, palestras, lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias, lounge empresarial, entre outros. Outra novidade é a disponibilização de uma área para desfiles de modas, que serão realizados diariamente sob a organização e produção da Fecomércio para atender as empresas filiadas ao Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado), Sindivestil (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Três Lagoas), Sindivesc (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Corumbá) e Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado).

Espaço Indústria Ativa

A Expo-MS Industrial 2010 terá um ambiente exclusivo para que os patrocinadores do evento possam utilizar para reuniões com clientes, fornecedores e parceiros. Trata-se do Espaço Indústria Ativa, que será montado na praça central do centro de convenções e terá 200 metros quadrados, incluindo um mini-auditório, dois pequenos escritórios e um lounge com diversos serviços, como Internet, sofás, jornais, revistas, etc.

Segundo o Bergson Amarilla, o Espaço Indústria Ativa também poderá ser utilizado para a apresentação de produtos pelos patrocinadores aos respectivos clientes, bem como a realização de coquetéis. “Nossa intenção é deixar os expositores da Expo-MS Industrial o mais confortável possível com os seus clientes em potencial. No espaço, eles também poderão ter reuniões individuais nos dois escritórios ou até realizar pequenas palestras de apresentação de produtos”, reforçou.

Serviço – Mais informações sobre a Expo-MS Industrial 2010 podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.expoms2010.fiems.org.br