Os Estados Unidos “revogaram” o visto do embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Álvarez, informou nesta quarta-feira o vice-chanceler venezuelano, Temir Porras, no Twitter.

“Confirmo. Os EUA revogaram o visto do embaixador Bernardo Álvarez”, escreveu o vice-chanceler em sua conta no Twitter.

A decisão ocorre um dia após o presidente venezuelano, Hugo Chávez, desafiar os Estados Unidos a “cortar relações diplomáticas”.

“Se o governo (em Washington) vai expulsar nosso embaixador, que faça. Se vão cortar relações diplomáticas, que façam”, disse Chávez sobre a polêmica desata com a negativa do ‘agreement’ ao diplomata americano designado para Caracas, Larry Palmer.

“Negamos o agreement a este senhor (Palmer) e agora somos ameaçados pelo governo dos Estados Unidos com represálias. Que façam o que querem, mas verão”.

Segundo Chávez, Larry Palmer ofendeu “as Forças Armadas venezuelanas” em sua audiência no Senado americano, quando disse que na Venezuela há guerrilheiros colombianos e que os militares são influenciados por Cuba.

Na semana passada, o porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley, advertiu que a decisão da Venezuela de rejeitar Larry Palmer traria “consequências” nas relações bilaterais.

O governo americano não tem a intenção de nomear um substituto para Palmer, que deve ser confirmado pelo Senado nos próximos dias, informou o departamento de Estado.