Alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, do bairro Cervejaria, promoveram uma caminhada para conscientizar a população sobre os problemas causados pelas queimadas à saúde pública e ao meio ambiente. Corumbá lidera com folga o ranking de queimadas em Mato Grosso do Sul.

Renan Costa Silva, 12, aluno da sexta série, disse a este Diário que aprendeu que os incêndios florestais “prejudicam a saúde e que não se deve tocar fogo no Pantanal, porque acaba com a vida dos bichos”.

De 1º de janeiro até esta sexta-feira, 13 de agosto, as passagens do satélite NOAA 15-Noite, contabilizaram 314 focos de queimadas em Corumbá. No mesmo período, Mato Grosso do Sul registrou 871 focos de incêndios florestais. O levantamento é da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Jackson Uchoa, do setor de Educação em Saúde da Prefeitura, destacou que a participação dos estudantes é “fundamental para conscientizar a população a evitar as queimadas urbanas, que causam prejuízos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde”. Ele argumentou que as consequências das queimadas desenfreadas são imediatas, com um aumento nos atendimentos de urgência nos postos de saúde do município, todos por problemas no sistema respiratório.

A passeata percorreu a ladeira Brandão Junior, as ruas 21 de Setembro e Dom Aquino e terminou no Jardim da Independência, onde equipes do Prevfogo montaram um estande com equipamentos usados no combate aos incêndios florestais no Pantanal. Os brigadistas também explicaram às crianças como é realizado o trabalho de controle das chamas.

A oitava Caminhada contra as Queimadas reuniu profissionais da área de saúde; Corpo de Bombeiros; Prevfogo e Defesa Civil. A ação também contou com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Estratégia de Saúde da Família Ênio Cunha, Gerência Municipal de Defesa Civil, Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Agência Municipal de Trânsito.