O posto de coleta de leite materno do Hospital Regional Rosa Pedrossiam, atende atualmente 23 bebês, entretanto o leite armazenado não é suficiente. A quantidade ideal para  atender os recém nascidos seria de 4 litros por dia, ou seja, 120 litros por mês. Normalmente as doações atingem cerca de 800 ml por dia, chegando a 55 litros mensais.

Quando o estoque não é suficiente para os bebês, é prescrita a fórmula infantil, com utilização do leite industrializado. De acordo com a nutricionista do posto de coleta do Hospital Regional, Patrícia Miranda Farias, a quantidade de leite doado depende muito da mãe, sendo que o mais importante não é o número de doadoras e sim a quantidade de leite doado. “Tem mães que produzem mais leite e tem outras que quase não têm. Isso é muito relativo e vai de cada mãe”..
 
 
Parcerias
 
O Corpo de Bombeiros tem um projeto denominado “Bombeiro amigo da amamentação” que visa aumentar a coleta de leite materno. Uma vez por semana o bombeiro junto com a técnica do banco de leite vai à residência da mãe doadora e busca o líquido retirado.
 
Para ser doadora a mãe tem que ser cadastrada no Banco de Coletas do Hospital e ser orientada de como fazer a retirada e o armazenamento do leite, que depois de coletado é pasteurizado e tem durabilidade de seis meses.
 
É necessário seguir certos requisitos para ser uma doadora, tais como: ser saudável e além de alimentar o próprio filho tem que ter leite excedente e ter feito o pré-natal. Para quem tiver interesse em doar leite materno basta entrar em contato com o Banco de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional pelo telefone 3378.2715.