A Espanha sabe que é favorita e não foge da responsabilidade de precisar vencer o Paraguai neste sábado, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, no jogo que decide quem avança às semifinais da Copa do Mundo. Mas os atletas da Fúria não entram na onda de badalação que os envolve. Mais do que acostumados a frustrar expectativas altas, eles adotam o velho discurso de humildade antes do duelo com os sul-americanos.

Em Campo Grande, a Colônia Paraguaia deverá fazer uma festa da torcida para assistir o duelo. A Espanha foi a colonizadora da região de Mato Grosso do Sul e da América do Sul.

No site do Globoesporte, os jogadores espanhois demonstraram respeito pelo time adversário.

– Nós vamos jogar como estamos jogando nos últimos anos, com mobilidade, sendo responsáveis, sendo humildades. Nossa equipe trabalha ao máximo coletivamente. Podemos jogar mal ou bem, mas temos recursos para encontrar o que pede a partida – disse o meia Fábregas.

Desde que ficou definido que o Paraguai seria o adversário da Espanha nas quartas de final, os europeus passaram a encher a bola do time comandando por Gerardo Martino. Eles citaram especialmente a campanha paraguaia nas eliminatórias para o Mundial.

– Temos um extraordinário respeito pelo Paraguai. Qualquer coisa pode acontecer. Temos que nos preparar para a dificuldade de enfrentar uma equipe que também quer passar – comentou o técnico Vicente del Bosque.

O vencedor de Espanha x Paraguai pega o ganhador de Alemanha x Argentina nas semifinais da Copa do Mundo.