O embaixador brasileiro em Teerã, Antonio Salgado, abriu as negociações do Brasil para ofertar asilo para a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43. Ela foi condenada à morte por apedrejamento por adultério, uma acusação que ela nega, em um caso que provocou condenação internacional.

Segundo o Itamaraty informou nesta segunda-feira (9), as sugestões já foram apresentadas pelo representante brasileiro a autoridades em Teerã.

“ Ele [embaixador] fez sugestões às autoridades em Teerã”, afirmou a assessoria de imprensa do Itamaraty na noite desta segunda-feira.

Segundo o Itamaraty, não seriam repassados os detalhes do encontro do embaixador, nem com quais autoridades iranianas Salgado havia conversado a fim de evitar maiores conflitos. No último sábado (7), em Bogotá, na Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que já havia pedido ao chanceler Celso Amorim para mandar o embaixador brasileiro em Teerã comunicar a oferta brasileira de asilo.

“O ministro Celso Amorim pediu para o nosso embaixador falar com os embaixadores. Essas respostas sempre demoram”, disse o presidente Lula, ainda no sábado.

O presidente ainda afirmou que essa questão é delicada, e que precisa levar em consideração as legislações do país.