O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, em licença médica desde 27 de abril deste ano para tratar dores na coluna, divulgou nota nesta segunda-feira (9) explicando sua situação de saúde e em repúdio às matérias divulgadas na imprensa que colocam em cheque a sua condição. Em um dos trechos, Joaquim Barbosa diz que os “poucos momentos de lazer são permitidos e aconselhados pelos médicos” que o atendem.

Barbosa se considerou com a “privacidade invadida” e citou, data a data, os motivos e as condições de estar afastado da mais alta Corte jurídica do País. “Os dados médicos e os procedimentos a que me submeti ao longo dos últimos três anos estão fartamente documentados no serviço médico do STF”, afirmou o ministro.

Apesar da licença, Barbosa deve comparecer nesta semana aos julgamentos no Supremo, abrindo uma exceção na sua licença médica. Segundo a assessoria de imprensa do STF, o ministro estará no plenário a partir desta terça-feira (10) e deve ficar até o fim da semana.