Em janeiro, número de leishmaniose em Coxim foi igual a 2009

Em Coxim, o número de casos de leishmaniose no mês de janeiro é assustador. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, neste mês foram notificados 14 casos, sendo que a metade foi confirmada. Os números são exatamente iguais aos do ano passado. Em 2009, durante todos os meses, foram notificados 14 casos e confirmados sete. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Coxim, o número de casos de leishmaniose no mês de janeiro é assustador. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, neste mês foram notificados 14 casos, sendo que a metade foi confirmada.

Os números são exatamente iguais aos do ano passado. Em 2009, durante todos os meses, foram notificados 14 casos e confirmados sete.

A leishmaniose é uma doença provocada pelos protozoários do gênero leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, mais conhecidos como palha ou birigui.

Os principais sintomas da doença são queda de pelo, conjuntivite com muita secreção, crescimento das unhas, secreção purulenta no nariz, emagrecimento e aumento do volume abdominal.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Adriana Haidar, orienta os proprietários de cães a procurarem ajuda assim que notarem os sintomas da doença em seu animal.

“Embora alguns animais não manifestem os sinais da enfermidade, é preciso que os proprietários fiquem atentos e procure o serviço adequado”, lembra a coordenadora.

Conteúdos relacionados