O trabalho de monitoramento do tempo de espera nas filas bancárias entre o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região em parceria com o Procon teve prosseguimento ontem. Desta vez foi a vez do Bradesco, agência Dourados, receber a visita das fiscais do Procon e dos diretores do Sindicato e para não fugir da rotina a constatação foi a de que a Lei continua sendo desrespeitada o que levou o banco a ser autuado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Raul Verão, “esperar o atendimento nas filas é o maior tormento para quem precisa utilizar serviços bancários. Em muitos casos, a pessoa espera por mais de hora para um atendimento que dura apenas alguns minutos, como o pagamento de um boleto, a troca de um cheque, ou outro atendimento qualquer”.

O Sindicato e o Procon voltam a orientar que independente das blitz do Sindicato e Procon nas agências, os clientes e usuários que se sentirem prejudicados pela demora no atendimento bancário devem se dirigir à sede do Procon e registrar a sua reclamação, que o banco será autuado e no final do processo terá que pagar multa.

Ainda segundo Raul, “os clientes acabam empurrados para o atendimento eletrônico ou para a internet, se responsabilizando por um trabalho que cabe ao banco. E sem saber, o usuário acaba colaborando para precarizar ainda mais o serviço bancário, além de aumentar o lucro dos bancos, que assim não precisam contratar novos funcionários”. O

 resultado desta política das organizações financeiras é visível nas agências, com filas quilométricas, serviço de péssima qualidade e bancários estressados. “O número de correntistas dos bancos cresceu bastante nos últimos anos, enquanto o de trabalhadores no setor só faz diminuir. É preciso que o cliente e o usuário dos bancos nos ajudem para que possamos fazer os bancos cumprirem a lei”, finaliza Verão.