Em seu discurso de posse, o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, descartou a possibilidade de um conflito com a vizinha Venezuela. “A palavra guerra não está em meu dicionário quando penso na relação da Colômbia com seus vizinhos ou com qualquer nação do planeta”, discursou.

O novo mandatário afirmou que espera restabelecer relações com os vizinhos venezuelanos e equatorianos por meio de “diálogo direto” o quanto antes, e que, quem fala em guerra, nunca teve a responsabilidade de, como ele já teve, enviar soldados a combate.

O presidente venezuelano Hugo Chávez cortou os laços com a Colômbia no mês passado e anunciou o envio de tropas para a fronteira quando o governo do agora ex-mandatário Álvaro Uribe, aliado próximo dos EUA, disse que a Venezuela tolera acampamentos da guerrilha esquerdista em seu território.

O mais recente atrito entre os dois países foi visto como uma última rusga entre líderes ideologicamente opostos, que durante muito tempo antagonizaram sobre as guerrilhas e a presença militar norte-americana na Colômbia.