Praça Ary Coelho reuniu o público em evento de conscientização ambiental; Midiamax apoia a iniciativa

Dia 100sacola. Em sua segunda edição, o evento aconteceu hoje na Praça Ary Coelho. A marca apoiada pelo Midiamax preconiza a conscientização para o uso das conhecidas sacolas plásticas de supermercados.

Somente com auxilio de voluntários e patrocínio de empresas privadas, a iniciativa movimentou a praça. A cada 20 sacolas plásticas o campo-grandense recebia de graça uma sacola de tecido, que não agride o meio ambiente. O plástico demora ao menos 300 anos para se decompor.

O evento também distribuiu mudas para a população.

Por volta das 10h30 a tenda montada para o evento ainda recebia um bom público. Cerca de 20 voluntários recolhiam as sacolas plásticas e entregavam as de tecido. Thatiana Ajala, 27, voluntária no evento, relata que teve como incentivo “conscientizar as pessoas a ter maior cuidado com o meio ambiente, reaproveitando as sacolas plásticas”, e que “não faz mal nenhum doar um sábado em prol desta causa”. A estilista levou o irmão e a mãe para ajudarem no “Dia 100 sacola”.

O movimento teve a aceitação da população. “Realmente sobra muita sacola em casa, e vira um transtorno para a gente e para o meio ambiente em geral”, comentou a psicóloga e professora Magali Coelho, que levou 80 sacolas. “Ainda sobrou muito plástico em casa, vou doar para meus amigos, incentivar eles a utilizarem melhor esse material”, completou Magali.

O evento movimentou também a área comercial na Praça Ary Coelho. Elza Almorane, 49, que vende pipoca todo dia na praça, relata que a venda de pipocas aumentou, porém não sabia do que se tratava o movimento. “Não sabia o que estava acontecendo, se tivesse conhecido antes teria trazido minhas sacolas para trocar”, comentou Elza após ser informada pelo Midiamax da temática.

Liziane Berrocal, jornalista do Midiamax e uma das organizadoras do evento, destaca o crescimento do dia: “no primeiro ‘Dia 100 sacolas’, em novembro do ano passado, nós entregamos 650 sacolas de tecido e recebemos 6.000m de sacolas plásticas, hoje esperamos recolher uma média de 30.000m, é um amento muito grande na participação popular”, comenta Liziane.

Sentada em uma cadeira e aparentemente cansada, a aposentada Glaucia Rodrigues, de 75 anos, relata que chegou às 7h para trocar suas sacolas e acabou ficando para ajudar. “É bom para o meio ambiente, temos que limpar bastante a cidade, o plástico suja muito a rua”, comenta a aposentada.

Segunda Liziane Berrocal o evento é realizado uma vez a cada seis meses, “mas também pretendemos fazer outras movimentações em prol da conscientização no uso racional do material plástico como por exemplo um Simpósio sobre o tema”.

Val Reis, publicitária e organizadora do “Dia 100 sacola”, disse que além dos meios mais utilizados, como a TV e cartazes, o site de relacionamento twitter foi de extrema importância.

“Uma média de 20% do público presente aqui na praça foram pessoas que conheceram a movimentação via twitter; foi a ferramenta que nós mais utilizamos”, encerra a organizadora do evento, que teve início às 7h da manhã e foi até às 12h.

O Midiamax é um dos parceiros na organização do “Dia 100 sacola II”.

Problema ambiental

O descarte incorreto e o alto número de sacolas plásticas causam enormes danos à natureza, polui a água, entope bueiros e piora enchentes, mata o gado, entre diversos outros problemas. A média é de 66 sacolas plásticas gastas por pessoa em todo o Brasil.