Pular para o conteúdo
Geral

ELEIÇÕES 2010: Balanço do TSE registra 641 prisões e troca de 2.180 urnas

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (3) que foram efetuadas 641 prisões. Entre os detidos, hoje, estão 43 candidatos, segundo a Justiça Eleitoral. Ainda de acordo com o TSE, as ocorrências sem prisão somam 1.227. O motivo que mais motivou prisões foi a boca de urna: 25 candidatos e […]
Arquivo -

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (3) que foram efetuadas 641 prisões. Entre os detidos, hoje, estão 43 candidatos, segundo a Justiça Eleitoral. Ainda de acordo com o TSE, as ocorrências sem prisão somam 1.227.

O motivo que mais motivou prisões foi a boca de urna: 25 candidatos e 342 cabos eleitorais foram detidos. Entre os candidatos, o Estado do Mato Grosso registrou o maior número de presos, com oito. O Rio Grande do Norte deteve quatro candidatos.

Entre os cabos eleitorais, o maior número de prisões por boca de urna foi no Rio Janeiro, com 93 detidos, seguido por Minas Gerais, com 31, e Bahia, com 28.

Urnas com problemas

Lewandowski também informou que 2.180 urnas foram substituídas até as 16h20 deste domingo. O número representa 0,54% do total das 4.001 urnas espalhadas em todo o país. Seis urnas nos Estados do Amazonas, Piauí, , Paraná, Santa Catarina e foram substituídas pelo sistema de votação manual.

– Isso não acarretará atraso maior porque temos um sistema que funciona da seguinte maneira: os votos manuais depois são digitados e transmitidos eletronicamente, como se tivessem sido depositados na própria urna.

O presidente do TSE também comemorou o andamento das eleições e afirmou que não houve grandes problemas com o fim da exigência do título de eleitor para votar. No entanto, Lewandowski lamentou a morte de três eleitores que, segundo ele, morreram de causa não relacionadas ao processo eleitoral.

– Tenho a satisfação de dizer que a eleição esta terminando num clima de absoluta tranquilidade, de total normalidade, de festa cívica e de congraçamento popular.

Sobre a apuração dos votos, Lewandowski afirmou que o TSE trabalha com um prazo de cinco horas após o encerramento da votação para ter um quadro mais definido. Mas ainda assim, fez ressalvas.

– Não podemos afirmar com muita segurança a que horas teremos um resultado. Talvez quando tivermos 90% das urnas apuradas. Mas ainda assim isso não significa uma certeza. Tudo depende de como estiver a disputa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

Últimas Notícias

Esportes

Porto e Al-Ahly fazem duelo insano com gols brasileiros e se despedem do Mundial sem vitória

Empate por 4 a 4 refletiu não apenas o volume ofensivo das duas equipes

Esportes

Palmeiras reage, busca empate com o Inter Miami e encara Botafogo nas oitavas do Mundial

Perdia por 2 a 0 até os 35 do segundo tempo

Polícia

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Morreu em uma troca de tiro com policiais do Rocam

Brasil

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

pós nove meses de trabalho, foi elaborada uma minuta com sugestões