Sem a presença de quem enfrentou Portugal no dia anterior, a seleção brasileira fez um treino leve neste sábado, no campo da escola Saint Stithians, em Johannesburgo. O trabalho serviu como um teste para o meia Elano, que se recupera de uma pancada na perna direita. E ele mostrou que ainda sente incômodo no local, o que o mantém como dúvida para enfrentar o Chile, nesta segunda-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Elano levou uma forte pancada durante a vitória sobre a Costa do Marfim, no último domingo. Desde então, ficou afastado dos treinos com o restante dos companheiros e foi desfalque no empate de sexta contra Portugal, em Durban. Neste sábado, ele voltou a trabalhar normalmente com os outros jogadores, mas mostrou receio em algumas jogadas e deixou claro que ainda sente um certo incômodo na perna direita.

Depois do jogo contra Portugal, Dunga chegou a confirmar que Elano voltaria ao time diante do Chile. Mas o desempenho no treino deste sábado manteve a dúvida sobre o aproveitamento do meia na segunda, quando o Brasil joga no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. Agora, ele deve fazer um teste decisivo neste domingo, quando acontece o último treinamento antes do duelo das oitavas de final.

No trabalho deste sábado, houve apenas um treino de “dois toques”, que foi parado constantemente para não forçar demais o ritmo e desgastar os jogadores. Elano participou pouco das jogadas e colocou a mão diversas vezes na região da perna direita onde levou a pancada. Depois, na saída do gramado, ele conversou com Dunga e com o médico da seleção, José Luiz Runco, aparentando certa preocupação.

Enquanto Elano manteve a dúvida sobre a sua participação nas oitavas de final, Robinho confirmou no treino deste sábado que estará em campo contra o Chile. Ele foi poupado do jogo contra Portugal por causa de dores musculares, mas trabalhou normalmente e mostrou estar completamente recuperado. Outro que participou normalmente da atividade foi Kaká, que volta ao time após cumprir suspensão.

Ao todo, 11 jogadores foram para o campo treinar neste sábado. Os titulares no jogo contra Portugal e o volante Josué, que entrou ainda no primeiro tempo, ficaram no hotel fazendo recuperação física. Mas no caso de Felipe Melo e Júlio Baptista o dia foi de tratamento, após as lesões que eles sofreram durante a partida de sexta – ambos, inclusive, são dúvida para enfrentar o Chile.