Técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul e de prefeituras participam amanha (30) em Dourados da terceira e última parte do Curso de Licenciamento Ambiental com foco em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Aterros Sanitários, realizado pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O PNC tem o objetivo de formar e capacitar os agentes responsáveis pela elaboração e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente, por meio da criação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente, fortalecendo o Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e o Desenvolvimento Sustentável. O programa tem foco nacional e se fundamenta na lógica da gestão ambiental compartilhada entre municípios, Estados e União, sempre consideradas as especificidades locais e regionais.

De acordo com Michele Caseiro, tutora técnica estadual do curso de capacitação, o curso é semipresencial, dividido em três módulos, sendo as duas primeiras partes teóricas, via internet, com provas, fóruns de discussão e troca de experiências entre os alunos de outros Estados. “Com isso, os técnicos poderão desenvolver seu trabalho com mais agilidade e eficácia, cumprindo o que determina e lei e respeitando o meio ambiente”. Amanhã, em Dourados, acontece o terceiro e último módulo.

O grupo de 43 alunos assistirá a uma aula com o consultor ambiental do MMA Daniel Trento às 9 horas no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Dourados. Em seguida, o técnico ambiental Marcos Ramalho, da Sanesul, ministra palestra sobre estações de tratamento de esgoto. À tarde o grupo realiza visita técnica à ETE da cidade e em seguida faz visita técnica acompanhada por palestra do consultor Marcos Duarte no aterro sanitário municipal.

Além dos servidores do Imasul, participam técnicos ambientais das prefeituras de Campo Grande, Rochedo, Três Lagoas, Corumbá, Pedro Gomes, Nova Andradina, Laguna Carapã, Amambai, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí e Sidrolândia.