O Programa Projovem Trabalhador 2010 ainda está recebendo inscrições em Dourados. São duas mil vagas oferecidas no município, sendo que até agora foram efetuadas 1.500 inscrições. Além do curso totalmente gratuito, o participante ainda recebe R$ 100,00 por mês para as despesas de custo.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (antiga prefeitura, na Rua João Rosa Góes), na sede do Projovem, na Rua Eisei Fuginaka, 715, altos do Indaiá, e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) nos bairros. “É a oportunidade para o jovem se qualificar para enfrentar o mercado de trabalho”, frisa a secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago.

O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal desenvolvido em parceria com as prefeituras com objetivo de qualificar jovens de 18 a 29 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio ou o ensino fundamental e que não tenham Carteira de Trabalhado assinada.

São dezenas de cursos em diversos setores, como de metal-mecânica, por exemplo, que forma profissionais nas áreas de serralheria, funilaria, assistente de vendas, automóveis e peças. Também são oferecidos outros cursos nos setores de telemática (tecnologias associadas à eletrônica, informática e telecomunicações), bem como beleza e estética, turismo e Pró-álcool. “São cinco setores que vão oferecer cursos em diversas áreas para formar mesmo profissionais capacitados para entrar no mercado de trabalho”, explica Itaciana.

Na quarta-feira à noite foi realizada a primeira reunião com os jovens já inscritos no programa, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano. “Foram feitos os primeiros contatos e realizadas palestras e oficinas”, explica Itaciana. De acordo com a secretária, as reuniões com atividades serão realizadas até dia 30 deste mês no pavilhão.

A partir de agosto os cursos começam a ser ministrados nos locais já definidos, entre eles o Instituto Educacional da Grande Dourados (Iegran) e na sede do Projovem, no Altos do Indaiá. Para fazer a inscrição é necessário apresentar uma cópia dos documentos pessoais, como RG e CPF, a inscrição no PIS e um comprovante de residência, como conta de água ou de energia elétrica.