O Flamengo enxergou na Turquia e na Grécia a solução para a escassez de gols do ataque rubro-negro. Pelo menos é uma tentativa animadora. Nesta segunda-feira, a presidente Patrícia Amorim, o diretor-executivo de futebol do clube, Zico, e o vice de futebol, Vinícius França, apresentaram Deivid e Diogo, no salão nobre da Gávea. Homens de frente para um time que nos últimos oito jogos só fez quatro gols (dois de pênalti). A mandatária se referiu aos atletas como grandes reforços, enquanto Zico destacou o esforço do clube para concretizar as negociações. Agora, segundo o Galinho, a bola está com eles.

Deivid tem 30 anos e um punhado de títulos no currículo. Bicampeão brasileiro, bi da Copa do Brasil, campeão mineiro, do Rio-São Paulo e campeão turco. No Brasil, se destacou por Santos, Corinthians e Cruzeiro. É o tipo de atacante que tem o faro de gols apurado. Tem o hábito de ser artilheiro dos times que defende. O jogador teve 100% de seus diretos federativos e econômicos adquiridos pelo Flamengo e assinou contrato até dezembro de 2012 (os valores não foram revelados). Ele estava no Fenerbahçe, da Turquia, há quatro temporadas e foi treinado por Zico.

– Sou do Rio de Janeiro (natural de Nova Iguaçu), mas nunca tive a oportunidade de jogar num grande clube daqui. Fui muito novo para São Paulo. Sei da responsabilidade, da pressão. Sou um jogador acostumado com a pressão. Para mim, não faz nenhuma diferença. É só um momento difícil do time. É doação dentro de campo e trabalho – disse.

Diogo é mais jovem e um pouco menos conhecido. Tem 23 anos e fica até o fim de julho de 2011. As características também são diferentes. É veloz, mas sem deixar de ser finalizador. O Rubro-Negro desembolsou € 1 milhão (cerca de R$ 2,3 milhões). Revelado pela Portuguesa, despontou em 2007 e estava no Olympiacos, da Grécia. Zico não trabalhou muito tempo com Diogo em sua curta passagem (quatro meses) como técnico da equipe grega.

– O time está bem, só está faltando um pouco de sorte. Temos que valorizar os jogadores que já estão aqui porque serão todos muito importantes. É só uma fase ruim que o Flamengo está passando – afirmou Diogo.

Apesar de chegarem no mesmo dia, os dois terão rotina diferente até a estreia. Depois de realizar exames médicos e da apresentação, Deivid retorna a Istambul para finalizar o processo de mudança. Voltará ao Rio na sexta-feira.

– Zico me ligou quando eu estava de férias e perguntou ser não gostaria de voltar ao Brasil. Iniciamos a conversa e depois fechamos. Volto para a Turquia e retorno na sexta. Espero estrear contra o Santos (5 de setembro, no Maracanã, pela 19ª rodada) – afirmou.

A estreia de Diogo está mais próxima. O atacante participou de toda a pré-temporada do Olympiacos e está em boas condições físicas. É possível que ele esteja em campo na quinta-feira, contra o Atlético-MG, no Maracanã.

–  Estou há cinco dias sem treinar por causa da negociação, mas fiz toda a pré-temporada com o Olympiacos. Ainda não sei se vou jogar. Preciso de ritmo de jogo – frisou.