Dilma minimiza irregularidades apontadas pelo TCU no Dnit
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou neste domingo a demonstrar contrariedade com dados que apontam fragilidades do governo. Indagada sobre reportagem do GLOBO de hoje , a respeito de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Dilma disse que, em sua época […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou neste domingo a demonstrar contrariedade com dados que apontam fragilidades do governo. Indagada sobre reportagem do GLOBO de hoje , a respeito de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Dilma disse que, em sua época como ministra-chefe da Casa Civil, a relação entre o TCU e o Dnit havia melhorado:
– Temo que essa matéria seja uma matéria que está usando esse momento de eleição. Porque o próprio ministro Ubiratan (Aguiar), presidente do tribunal, fez uma avaliação para mim que a relação do tribunal com o Dnit tinha melhorado de forma sistemática. De repente, eu vejo uma matéria desse tipo. Então, enquanto não me disserem: “piorou”, onde é que piorou, eu vou ficar com essa informação dada a mim pelo presidente do tribunal.
A reportagem analisou 399 relatórios aprovados pelo TCU desde janeiro de 2009. Entre as irregularidades, há casos de sobrepreço, superfaturamento e outros problemas que, somados, chegam a R$ 1,02 bilhão.
Dilma tratou do assunto em entrevista coletiva, durante evento de campanha, ao visitar a Feira do Produtor, em Vicente Pires, cidade-satélite a 10 quilômetros de Brasília. Durante a caminhada, a candidata do PT anunciou também que pretende criar, se for eleita, um setor na Caixa Econômica Federal só para cuidar de habitação rural .
Ainda sobre as irregularidades encontradas pelo TCU no Dnit, Dilma afirmou que a relação do governo com o tribunal é de cooperação e não antagonismo. Ainda assim, a candidata disse que há “divergências incontornáveis” sobre aspectos metodológicos, como a aferição de custos de pavimentação em estradas e aeroportos:
– Eu, em princípio, nunca questiono o que o tribunal faz. Porque não acho que a relação nossa com o tribunal seja uma relação de antagonismo. Ela é de cooperação. E, numa relação de cooperação, as partes podem externar as suas posições. Pode falar: “Olha, concordo com isso, não concordo com aquilo.” E assim o Brasil vai melhorando a sua gestão.
A candidata afirmou também que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são as que mais prestam esclarecimentos ao TCU:
– O próprio tribunal reconhece que as obras do PAC, por serem monitoradas, são as que mais respondem. Agora, é bom lembrar que há divergências incontornáveis. Não podemos tratar o preço do quilômetro numa estrada igual ao preço da pavimentação no aeroporto – disse Dilma. – Nós tivemos sempre, enquanto eu estive na Casa Civil, uma relação com a Polícia Federal de esclarecimento e pronto atendimento de todas as avaliações que a gente achava pertinente.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.