A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, fez hoje (16) o primeiro comício de campanha ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi na Cinelândia, tradicional local de manifestações políticas, no centro do Rio.

Dilma chegou ao local do comício depois de uma caminhada pela Avenida Rio Branco. Ela estava acompanhada de lideranças políticas de partidos que apoiam a sua candidatura e de militantes. Apesar da chuva, cerca de 15 mil pessoas compareceram ao ato político, segundo a Polícia Militar.

O presidente Lula, que discursou antes da candidata do PT, disse que havia pressões para afastá-lo da campanha. “Há uma premeditação para me tirar da campanha política para que não ajude a elegê-la. Eles querem me inibir para fingir que eu não conheço a Dilma. Mas eu não sou homem de duas caras. É a minha companheira Dilma, que foi chefe da Casa Civil e que esta preparada para a Presidência deste país”, afirmou.

O presidente ressaltou a parceria federal com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e disse que o objetivo era melhorar as favelas do estado. Lula elogiou Cabral e disse que se seu título de eleitor fosse do Rio de Janeiro votaria nele para governador.

Ao falar de Dilma, Lula não poupou elogios à candidata. “Cada palavra que eu proferir vai sair do fundo da minha alma. A gente passa uma vida inteira procurando alguém leal, competente, que tenha alma, compromisso ideológico, que conheça o país e que vai fazer as coisas que precisam ser feitas neste país. Ao indicá-la para ser presidenta deste país, eu colocaria as duas mãos no fogo por ela. Essa mulher com cara de anjo já foi barbaramente torturada, já tomou choque elétrico e não guarda uma mágoa de sentimento”, afirmou.

Dilma foi a última a discursar, e falou de sua alegria de iniciar sua campanha no Rio de Janeiro. “Nós estamos muito molhados, mas estamos com a alma lavada. Estamos cheios de alegria porque estamos nesta praça, iniciando nossa caminhada. É o primeiro comício de nossa campanha. É a melhoria de vida desta população, dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse.

Ao destacar as unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), programa de ocupação das comunidades populares do Rio de Janeiro, uma parceria entre os governos federal e estadual, Dilma se dirigiu ao governador Sérgio Cabral e afirmou que pretende manter a atual parceria política. “Tenho certeza de que a parceria que o presidente Lula começou com você eu vou continuar. Tornando este estado em um dos melhores, para que a população possa usufruir desta beleza e da qualidade de vida com seus filhos e suas famílias”, afirmou.

Dilma lembrou a frase de Lula, que ele não podia errar, porque era o primeiro metalúrgico a assumir a Presidência do país. “Eu também não posso errar, porque a primeira mulher presidente da República tem que honrar cada uma das mulheres que trabalham, criam seus filhos, têm duas ou três jornadas de trabalho. Não somos aqueles que pensam que vão governar sozinhos. Vamos governar com o povo, escutando o povo, percebendo suas necessidades e fazendo o possível e o impossível para atender suas necessidades”, disse.