Após quase duas horas de atraso, por volta das 12h30 deste domingo (26), a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, cumpriu agenda de campanha ao Centro de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a visita, homens que faziam a segurança da candidata chegaram a trocar empurrões com jornalistas e militantes, mas sem maiores consequências.

Questionada sobre quais seriam seus projetos de fomento à cultura do Brasil, Dilma disse que pretende descentralizar o incentivo às iniciativas culturais. “A cultura é uma das questões mais estratégicas”, afirmou. “Pretendo ampliar o acesso das pessoas aos bens culturais”, destacou a candidata.

“É preciso garantir que haja uma descentralização da produção de bens culturais, que respeite a nossa maravilhosa e fantástica diversidade cultural”, enfatizou a candidata. “É preciso que todas as regiões do Brasil tenham acesso aos incentivos à cultura”, complementou.

Entretanto, logo em seguida, ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, Dilma disse que pretende que o “Rio de Janeiro seja um local que os outros estados vão utilizar para poder afirmar a sua cultura”.

“Nós temos também que respeitar os locais onde a cultura se manifesta de forma mais intensa no Brasil, como é o caso do Rio. Nós sabemos que o Rio tem essa capacidade de fomentar, de tornar a cultura um grande acontecimento no país”, discursou, após interromper o governador: “Não é pretensão Serginho: falo eu, falo eu”, disse a petista.

Candidata quer mais salas de cinema e teatro no interior

Dilma Rousseff fez uma crítica à falta de salas de cinema em cidades do interior do Brasil, para depois explicar que pretende ampliar linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no setor da cultura.

“A população brasileira tem o direito de ter acesso ao cinema, a teatros, a bibliotecas e a todos os espetáculos, desde a ópera clássica até as manifestações diversas dessa riqueza cultural imensa que nós temos”, enfatizou a candidata. “Queremos levar também espaços multimídia para as cidades do Brasil”, acrescentou.

Dilma finalizou a entrevista afirmando que espera que o debate que será realizado na noite deste domingo seja em alto nível. “Eu tenho certeza de que a expectativa de todos nós é um debate propositivo”, concluiu.