É nesta terça-feira (6) que começam oficialmente as campanhas eleitorais, embora muitos candidatos tenham “queimado a largada” e antecipado a disputa. Para marcar o dia, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) escolheram a região Sul como palco. O tucano vai ao Paraná e a petista, ao Rio Grande do Sul. As agendas, entretanto, não preveem debates ou entrevistas à imprensa, mas apenas caminhadas e visitas a áreas importantes das capitais Curitiba e Porto Alegre.

O Sul é importante para a campanha de Dilma. Apesar de ter apresentado um leve crescimento na região nas últimas pesquisas, a vantagem de Serra é de oito pontos sobre a petista. Lá, ela tem 37% das intenções de voto, de acordo com levantamento do Ibope divulgado no último dia 3, contra 45% do tucano. Quando se considera o cenário nacional, entretanto, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados – 39% para cada um.

Em Curitiba, Serra deve fazer uma caminhada pela Rua XV com o candidato tucano ao governo do Paraná, Beto Richa. A partir das 12h, eles devem se encontrar na Praça Santos Andrade, centro da cidade. Em seguida, Serra vai ao bairro do Parolin para conhecer programas e obras sociais da região.

Dilma inicia seus compromissos em Porto Alegre (RS) com uma caminhada pela Esquina Democrática. Depois, a ex-ministra deve almoçar no Mercado Público da cidade. O Rio Grande do Sul foi o Estado onde Dilma passou parte de sua juventude e deu início a sua carreira política.

A candidata Marina Silva (PV) estará em São Paulo nesta terça-feira, mas, até a publicação desta reportagem, a assessoria da senadora não havia definido sua agenda.