A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, encarou uma “saia justa” nesta segunda-feira (5), em almoço com empresários ligados ao Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo. Ao ser questionada se abriria mão de uma eventual reeleição em 2014 para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltasse ao poder (considerando a hipótese que ela seja eleita neste ano), a petista desconversou.

– Quando chegar a hora a gente discute. […]Eu não discuto primeiro, nem segundo mandato. Para ser candidato a qualquer coisa depois é outra eleição, outra situação. O objetivo é conseguir isso agora.

O presidente Lula ainda não tornou público o que pretende fazer em 2011, quando deixar a Presidência, porém, ele já declarou que não pretende abandonar a política. Seu eventual retorno em 2014 tem sido alvo de intensa especulação, embora o presidente tenha desconversado sobre o assunto.

Acompanhada de seu vice, o deputado Michel Temer, Dilma disse ainda ser favorável à reeleição, contrariando um posicionamento seu anterior.

– Eu sou a favor da reeleição.

Segundo ela, a mudança de opinião ocorreu em decorrência dos avanços notados no segundo mandato do governo Lula.

Ao ser questionada sobre o assunto novamente por jornalistas, após o evento, Dilma admitiu que preferiu desconversar sobre o tema.

– Eu dei uma resposta de cunho mineiro. […] Acho que em 2013 você pode me perguntar.