A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) enviou hoje (26) um alerta de baixa umidade relativa do ar em algumas regiões do Estado. De acordo com a Cedec, hoje a umidade estará abaixo de 30% nas regiões oeste, central e sul. Segundo o aviso meteorológico, amanhã (27) e na quinta-feira (28), a umidade estará mais baixa atingindo 20% ainda nessas regiões (central, oeste e sul).

Por causa da baixa umidade, a Defesa Civil Estadual orienta a população para que evite atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários entre as 10 da manhã e 17 horas, principalmente no período vespertino, entre 14 e 16 horas, quando a umidade do ar fica ainda mais baixa. É importante a ingestão de bastante líquido para não ter problemas com desidratação, comuns em épocas com clima seco.

Outra recomendação é evitar fogueiras perto de matas e florestas, uma vez que o tempo propicia a incidência de incêndios florestais. Para os motoristas que trafegam em regiões sujeitas a incêndios recomenda-se que não joguem pontas de cigarros para fora dos veículos e que tenham atenção redobrada, devido à baixa visibilidade provocada pela fumaça.

O boletim do tempo da Cedec é baseado em informações do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre).