Campeão paulista, da Copa do Brasil e convocado para a seleção, Neymar é apontado como um dos jogadores que mais se valorizou na temporada. A opinião de muitos brasileiros é uma certeza para Delcir Sonda.

É que o empresário, que em janeiro de 2009 adquiriu 40% dos direitos econômicos do jogador por R$ 5 milhões, viu o seu investimento valorizar oito vezes. Com o novo contrato anunciado nesta quinta-feira, que garantiu a permanência dele no Santos, o valor da multa de rescisão foi estipulada em 45 milhões de euros. Caso algum clube do exterior pague esse valor e o jogador aceite sair, Sonda ganhará 18 milhões de euros, aproximadamente R$  40,24 milhões.

A valorização de 704,8% nos direitos econômicos do jogador ultrapassa, por exemplo, o rendimento de qualquer ação na Bolsa de Valores de São Paulo no mesmo período. A Llx Logística do bilionário Eike Batista foi a empresa que teve a maior variação positiva, com rendimento de 536,9% (veja o gráfico abaixo). No mesmo período, o índice Bovespa valorizou 59,6%, a poupança rendeu 11,03% e o dólar caiu 23,2%.