Será inaugura amanhã (29), às 19h30, a exposição itinerante “Cultura & Sociedade em MS”, na Morada dos Baís, em Campo Grande. A exposição, que já esteve presente em Caarapó, Ribas do Rio Pardo, Maracaju e Costa Rica, Ponta Porã e Rio Brilhante, possibilitará ao público o contato com alguns registros fotográficos da década de 70.

A mostra fotográfica permanece até o dia 4 de julho. A exposição, que conta com algumas imagens feitas pelo fotógrafo Roberto Higa, traz imagens datadas da década de 70, e retratam a sociedade de Mato Grosso do Sul em vários aspectos socioculturais.

Segundo o gestor do Arquivo Público, Caciano Lima, a partir de pesquisas realizadas em acervos públicos e privados foram encontradas imagens que retratam momentos importantes para a sociedade. “Essa exposição reconstrói a história de nosso Estado por meio de imagens e a visitação propicia ao público ações de educação patrimonial, o que valoriza o patrimônio cultural estadual e desperta o sentimento de pertencimento da identidade da população”, salienta.

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, frisa que a análise desse conteúdo imagético passa tanto pela abordagem daquilo que é registrado, como pelo estudo das técnicas e concepções adotadas por quem registra, ou seja, o fotógrafo. “Ao observar as fotografias, o público vai ser despertado para a preocupação de reconstituir a história a partir delas. Dessa forma, descobrirá as fontes e, assim, efetiva-se a nossa contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da história de Mato Grosso do Sul”, finaliza. A Morada dos Baís fica na avenida Afonso Pena, esquina com a avenida Noroeste.