Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) iniciam as comemorações da Semana Farroupilha no próximo domingo, dia 12 de setembro, com a solenidade de acendimento da Pira ou Chama Crioula.

Conforme o Presidente do MTG-MS, Agadir Mossmann, são 15 CTG’s no Estado que realizarão a Semana Farroupilha. “Estamos no mês de setembro, que representa muito para nossa cultura, pois além de celebrarmos a Pátria relembramos os heróis que lutaram na Revolução Farroupilha em uma semana de festividades e homenagens. Desta forma, convidamos toda a sociedade para participar conosco dos festejos. Todas as Semanas Farroupilhas são abertas à comunidade”, destaca Mossmann.

Cada CTG tem uma programação específica, no entanto o Presidente explica que todos iniciam a Semana Farroupilha com o acendimento da Chama Crioula, que permanece acesa até o encerramento, dia 20 de setembro. “Como o fogo simboliza o espírito do culto à Pátria, a Pira ou Chama Crioula representa toda a magnitude da tradição gaúcha e esse amor ao tradicionalismo, que jamais se apagará”, coloca.

Para o Vice-Presidente do MTG-MS e Vice-Presidente da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), João Ermelino de Mello, a Semana Farroupilha não é apenas um evento da sociedade Sul-rio-grandense, mas sim de todos os brasileiros que se orgulham de cultivar uma tradição, uma história. Segundo Mello o Brasil possui aproximadamente 2.500 entidades tradicionalistas. Mato Grosso do Sul possui 20 CTG’s e um Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF Mar de Xaraés). Já no exterior são 12 entidades tradicionalistas. “Todos CTG’s que estão em atividade e regularmente associados a um MTG, sem exceção, realizarão durante este período as festividades. Tradicionalistas e gaúchos de todo o Brasil e até mesmo os que residem no exterior, comemoram anualmente a data em memória à Revolução Farroupilha, ocorrida de 20 de setembro de 1835 a 28 de fevereiro de 1845”, conclui Mello.

Capital – A programação da Semana Farroupilha do CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande, começa no domingo (12/09), às 07h30, no Parque das Nações Indígenas, no espaço onde está instalada a escultura do gaúcho Harry Amorim Costa (primeiro governador do Estado). No local será acendida a Chama Crioula e em seguida integrantes das instituições gaúchas da Capital desfilam pelas ruas até a sede do CTG Tropeiros da Querência (Rua Miguel Sutil, 445, Jardim Vilas Boas), onde vai ser ministrada a Missa Crioula. Informações da Semana Farroupilha de Campo Grande pelos telefones (67) 3341-1810 e (67) 9203-7170.