O conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT realiza no dia 8 de fevereiro a palestra “Limites e possibilidades em situação de crise na Divina Comédia de Dante”, que abordará a elaboração das perdas e o processo criativo no trabalho do luto. O evento ocorrerá às 19 h, no auditório da OAB/MS que fica na Av. Mato Grosso, 4.700, no bairro Carandá Bosque.

A palestrante do evento, a psicóloga e professora Raquel Alves Neto, especialista em Psicologia Clínica, em Supervisão Clínica e em Metodologia e Didática do ensino superior, fará uma analogia da obra “A Divina Comédia”, escrita durante o exílio do italiano Dante Alighieri. A obra representa a luta na superação da crise com o trabalho psicoterápico, marcando a diferença entre o luto e a melancolia.

O processo criativo na dor e a possibilidade de transcendência serão, portanto, os temas centrais da fala, que ainda terá como fios condutores, os perigos e possibilidades nas situações limite.

Em razão da importância dos temas “perda” e “luto”, tão presentes nesse início de 2010 em que, não apenas o Brasil, mas também o mundo, assistiram perplexos a dizimação de populações por catástrofes naturais, é que as atividades dos eventos serão abertas a toda a população, e não somente aos profissionais da Psicologia. 

Para participar da palestra, as pessoas podem se inscrever pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone do Conselho, (67) 3382-4801 (falar com Rogério). As vagas são limitadas. Os interessados em participar deverão apenas depositar, no Banco do Brasil – Agência 2959-9, Conta Corrente 22.198-8, o valor de, no mínimo 10 Reais, que será destinado ao auxílio da Associação das Franciscanas Angelinas (Afrangel) – Lar das Crianças com Aids, de Campo Grande. Quem realizar a pré-inscrição no CRP-14 via telefone ou e-mail, deverá, no dia do evento, apresentar o comprovante do depósito. Quem preferir fazer a doação diretamente para a entidade, poderá fazê-la no dia da palestra.

A instituição atende mães portadoras em tratamento e em estado terminal, crianças e adolescentes em regime de internato e semi-internato, além de centenas de famílias com pessoas portadoras de HIV-Aids.

Quem quiser colaborar com o Lar, independentemente do evento do CRP14, poderá apadrinhar uma das crianças ou contribuir com doações em dinheiro, cujos valores variam entre 10 e 50 Reais. Os dados para o depósito são: Banco do Brasil – Agência 2959-9, Conta Corrente 22.198-8 / Campo Grande/MS. Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 3365-0590, com a diretora da Afrangel, Irmã Madalena Aparecida da Silva.