Em sua 3ª edição o Circuito Sul-mato-grossense de teatro, chega a Coxim com o espetáculo de palhaços “Sob Controle” no próximo dia (04) no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, às 19h30min. A apresentação será gratuita e livre para todas as idades. Em Coxim, o projeto tem o apoio da prefeitura, por meio da Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer (Funrondon).

A peça conta a história de Milito e Mixirico, dois palhaços sem grande virtuosismo que chegam a um local para a apresentação de um espetáculo. Já na arrumação do material de cena eles criam uma grande confusão. A dupla discute, compete e se ajuda numa relação de cumplicidade, inocência e ingenuidade.

O projeto tem por finalidade divulgar as produções teatrais de Mato Grosso do Sul e estimular a cultura produzindo ações concretas para o melhor desenvolvimento da arte do teatro no Estado, fomentando a formação de platéia e estimulando a criação de novos grupos.

Segundo Márcio Veiga, coordenador do projeto, ressalta a importância da peça. “A escolha desse espetáculo deve-se a divulgação da linguagem do palhaço, uma arte que está em alta no estado, principalmente em Campo Grande e Corumbá, onde os artistas descobriram um mercado de trabalho bem peculiar, é também por conta de oficinas que atenderão o município nos próximos meses pelo Programa Interação, que chegará com oficinas de acrobacias em solo (setembro) e oficina de Palhaço (outubro)” explica.

Veiga salienta ainda que a oportunidade poderá despertar jovens cômicos que tem uma veia para o teatro de comédia ou a para a palhaçaria e que ainda não se descobriram. “Por conta disso, o Projeto Interação e o Projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro se empenharão em ‘garimpar’ em escolas, nos grupos de teatro e em locais comuns pessoas que possam aproveitar melhor os investimentos públicos e desenvolver importantes papéis na sociedade como artistas.

Circuito sul-mato-grossense

Nos anos de 2008 e 2009 o projeto atingiu um público de mais de 30 mil pessoas. Foram 110 apresentações assistidas por pessoas de mais de 40 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Em 2010, o projeto pretende contemplar pelo menos 30 cidades, até o presente momento 18 cidades já receberam o projeto. Depois de Coxim será a vez de Jateí e Ivinhema, com o espetáculo “A lenda do Vale da Lua”.

As próximas agendas, ainda em confirmação, deverão contemplar as cidades de Inocência, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Aquidauana, Nioaque, Rio Brilhante, Dourados entre outras.

O espetáculo “Sob Controle” é uma montagem do grupo Flor e Espinho da cidade de Campo Grande e foi apresentado recentemente nas cidades de Aral Moreira, Amambaí e Iguatemi, levando grandes públicos.

Mais informações sobre o projeto Circuito Sul-mato-grossense de Teatro e Projeto Interação pelo telefone (67) 3291-4778.