Atear fogo em lixo: Uma prática comum, mas que deveria ser evitada, causou um grande incêndio num terreno baldio da rua 11 de Abril, no Jardim das Estrelas, em Coxim (MS), por volta das 19 horas de ontem (04). Segundo os bombeiros, foram utilizados aproximadamente mil litros de água para combater o incêndio.

Testemunhas afirmam que o fogo foi provocado por uma moradora da rua, que ateou fogo no lixo. No entanto, ninguém a denunciou aos órgãos competentes.

Queimadas causam grandes prejuízos ao meio ambiente e à saúde. Centenas de gases tóxicos são liberados durante a queima. Entre os gases poluentes liberados está o monóxido de carbono, um dos mais nocivos à camada de ozônio e à saúde humana, causando doenças respiratórias, principalmente.

Essa prática é proibida por lei e o autor pode ser responsabilizado nas esferas administrativa e criminal. O Código de Meio Ambiente de Coxim, no artigo 71, proíbe queimadas ao ar livre. Para punição, o autor deve ser identificado.

Em Coxim, denúncias podem ser feitas diretamente à PMA (Polícia Militar Ambiental), pelo telefone 3291-1033, não é necessária a identificação do comunicante.

A multa aplicada pela PMA, pode variar de R$ 145,60 a R$ 2.912,00.