Os juízes do TRE/MS [Tribunal Regional Eleitoral] julgam hoje 11 pedidos de candidatura de candidatos a suplente de senador, deputado estadual e deputado federal. Desses onze, quatro tem pedido de impugnação por parte da Procuradoria Regional Eleitoral.

Hoje, por exemplo, o juiz André Luiz Borges Netto julgará o pedido de impugnação de candidatura dos candidatos de suplente de senador Pedro Chaves e Zonir Tetila, do candidato a deputado federal Roberto Hashioka e candidato a deputado estadual Eder Brambilla.

As quatro impugnações foram solicitadas pela PRE, e segundo a assessoria do TRE a maioria dos pedidos de impugnações são feitos por falta de documentação e comprovação de descompatibilização no prazo previsto pela legislação eleitoral.

Porém, segundo o TRE depois de constatada a falta de documentação o candidato é intimado e geralmente entregam os documentos faltosos ou apresentam documento comprovando descompatibilização.

Ainda não aconteceu nenhuma impugnação de candidatura, apenas 6 indeferimentos de registros. Dois foram indeferidos na sexta-feira [30/7] e ontem foram julgados 49 pedidos de registros e 4 foram indeferidos. Em todos os casos cabe recurso.

Renúncias

Até o momento foram feitas 8 renúncias e 2 substituições de candidatura. O prazo para substituição de candidatos nas proporcionais acaba amanhã [4/8]. Já para os cargos de eleição majoritária – presidente, governador e senador, o prazo vai até o dia das eleições, tendo em vista a importância dos cargos de majoritária.