São dois mil civis e 800 militares; dez capitais brasileiras realizam hoje a Corrida pala Paz para promover a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares que acontecem no Rio em 2011

O Altos da Avenida Afonso Pena de Campo Grande já foi interditado pelos militares do Exército para a corrida da paz que acontece nesta manhã. O acesso [sentido shopping/Parque dos Poderes] foi transformado em mão dupla a partir do Pátio Avenida e a pista contrária continua mão única.

Os atletas chegam a pé ou motorizados e vestem camisetas e shortes nas cores brancas.

Adolescentes também aceitaram o desafio. “Vou tentar ir até o final e estou treinando desde ontem, acordei às 5 horas”, Anderson Camargo de Figueiredo, 12.

Eliane Ferreira, 33, funcionária pública, diz que a corrida é um incentivo para retomar os treinos e ainda, reencontrar os amigos no domingo.

Dez capitais brasileiras realizam hoje a Corrida pala Paz para promover a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares que acontecem no Rio em 2011. Segundo os organizadores do evento, os jogos acontecem também em outros países e a estimativa é que 500 mil militares participem em todo o mundo.

No Brasil, além de Brasília vão sediar as Corridas da Paz as cidades do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Fortaleza, Recife e Curitiba.

Os Jogos Mundiais Militares serão realizados entre os dias 16 e 24 de julho de 2011 e contarão com competidores de 20 modalidades como natação, vôlei, atletismo, futebol, além de modalidades praticadas na área militar como paraquedismo, orientação e pentatlo.

A Corrida da Paz é uma atividade, também, preparatória para os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, o RIO 2011, que contarão com competições em 20 esportes com seis mil atletas de 110 países. Além dos tradicionais como natação, vôlei, atletismo e futebol, os Jogos apresentarão ao público modalidades diferenciadas, que são os esportes militares, como o paraquedismo, orientação e os pentatlos militares.