Os torcedores que seguem para a região dos altos da Avenida Afonso Pena para o jogo do Brasil na Copa do Mundo encontrarão o policiamento de trânsito reforçado. A partir das 13 h desta segunda-feira (28) a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) começa a operação especial de fiscalização para evitar abusos nas ruas e manter a segurança de motoristas e pedestres que saem de casa para acompanhar a partida entre a Seleção Brasileira e o Chile pelas oitavas de final do campeonato mundial de futebol.

Segundo o major Alírio Vilassanti, somente na Afonso Pena serão colocados 15 policiais de trânsito para a fiscalização. Porém, nas áreas periféricas também serão colocados policiais para manter a ordem no trânsito. De acordo com o major, com o policiamento reforçado nas ruas, os motoristas tendem a tomar mais cuidado e isso evita ocorrências.

O major orienta para que os torcedores não façam a ingestão de bebidas alcoólicas se irão dirigir; também devem tomar cuidado com pedestres, uma vez que em dias de jogos aumenta o número de pessoas nas ruas. Outra orientação é para que pessoas não sejam colocadas em compartimentos de carga de veículos: “O local não tem segurança e isso facilita acidentes”, lembra Vilassanti.

“Motociclistas não podem esquecer de andar com o capacete devidamente colocado e nos veículos é importante o uso do cinto de segurança. Enfim, deve-se agir no trânsito sempre com muita responsabilidade”, completa. A interdição da Avenida Afonso Pena será realizada pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran), que tem atuado em parceria com a Ciptran nas fiscalizações que estão acontecendo pela Capital.