Compromisso com a consolidação da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Esse é o foco do “Dia Nacional da Construção Social” que acontece no dia 21 de agosto, em Campo Grande, no Clube do Trabalhador do Sesi.

Mato Grosso do Sul sedia pela primeira vez o encontro, que acontece também simultaneamente em mais 22 Estados. Um dia de ações e atendimentos voltados à saúde, educação, lazer e cidadania aos trabalhadores da indústria, da construção civil e seus familiares.

O evento é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscom), em parceria nacional com o Serviço Social da Indústria (Sesi). A Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) participa da iniciativa com orientações educacionais que serão oferecidas aos participantes.

Como ação de cunho preventivo, peritos vão explicar sobre os elementos de segurança em papel-moeda – com uso de estereoscópio e ultravioleta e os perigos e responsabilidades do uso de cerol em pipas. “O objetivo é realizar o papel social da Coordenadoria de Perícias que é exercer um trabalho de educação e cidadania. É importante conscientizar a população sobre problemas do cotidiano como a questão da falsificação de cédulas e a problemática do cerol, que pelo eficiente poder cortante, pode levar à morte”, explica a perita criminal do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses, Juliana Corrêa da Silva Aigner de Souza.

Serão abordados ainda os efeitos maléficos do uso de drogas lícitas e ilícitas, além da importância da preservação do local do crime e da atuação das pessoas até a chegada de uma autoridade policial. “No nosso estande, mostraremos em painéis imagens de algumas drogas ilícitas. Os pais sabem do perigo que os entorpecentes oferecem, mas, muitas vezes, não conhecem a aparência das mesmas”, conlcui Souza.

Institutos de perícia

Dos quatro institutos que integram a coordenadoria de perícias, dois participam do evento. O Instituto de Análises Laboratoriais Forenses que realiza exames periciais laboratoriais, relativos às infrações penais nas áreas de biologia, química, bioquímica, física e identificação relacionada à genética, toxicologia, entre outras ciências correlatas da atividade forense. 

O Instituto de Criminalística, que realiza perícias na área de criminalística, relacionadas aos locais de crimes decorrentes de infrações penais, exames indiretos, documentoscopia, reproduções simuladas, exames de balística forense, de identificação de veículos, de perícias especiais e audiovisuais, entre outros.

Serviço

Evento: “Dia Nacional da Construção Social”

Dia: 21 de agosto, das 8h30 às 16h30

Local: Clube do Trabalhador do Sesi – Rua Miguel Vieira Ferreira s/n – Bairro Santa Luzia, Campo Grande