Nem mesmo a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi suficiente para diminuir os problemas relacionados ao meio ambiente em Dourados.

O presidente do COMDAM (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Cesar Scheid quer saber o que o prefeito Ari Artuzi (PDT) está fazendo com o dinheiro arrecadado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente administrado do IMAM (Instituto de Meio Ambiente de Dourados).

No início do ano o Fundo tinha R$ 800 mil em caixa, resultado de taxas de licenças e multas aplicadas em quem cometeu crimes ambientais. O COMDAM alega que o prefeito deixou de realizar vários investimentos apesar de o dinheiro ter sido liberado.

Scheide afirmou que R$ 380 mil do Fundo foram solicitados pela Prefeitura para ações no antigo lixão da cidade através do PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas). O presidente do COMDAM disse que apesar de liberados os recursos não foram utilizados para a compra de veiculo para a Guarda Municipal Ambiental, para a aquisição de armas e uniformes e também para a realização da Semana do meio Ambiente.

Cesar Scheide denunciou também que a Prefeitura não criou os Ecopontos e a coleta seletiva de lixo. “As questões ambientais em Dourados não são levadas a sério pela Prefeitura de Dourados”, denunciou o presidente do Conselho.

O Secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia elogiou a atuação do COMDAM na preocupação em fiscalizar a utilização do dinheiro público. “Teremos o maior prazer que explicar para os ambientalistas e para a imprensa onde estão sendo aplicados cada centavo do meio ambiente”, finalizou Passaia.