Condenada a apedrejamento no Irã pode ser morta quarta, dizem ativistas
Várias organizações de apoio a Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento, manifestaram nesta terça-feira (2) na França o temor de que ela seja executada na quarta-feira. “Sakineh Mohammadi Ashtiani aparentemente está ameaçada de ser executada amanhã, quarta-feira, 3 de novembro”, informa um comunicado da revista francesa “La règle du jeu”, dirigi…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Várias organizações de apoio a Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento, manifestaram nesta terça-feira (2) na França o temor de que ela seja executada na quarta-feira.
“Sakineh Mohammadi Ashtiani aparentemente está ameaçada de ser executada amanhã, quarta-feira, 3 de novembro”, informa um comunicado da revista francesa “La règle du jeu”, dirigida pelo filósofo Bernard-Henri Lévy.
“Uma carta da Suprema Corte de Teerã foi enviada ao escritório de aplicação das penas na penitenciária de Tabriz autorizando a execução rápida de Sakineh. As execuções acontecem na quarta-feira, assim estamos terrivelmente preocupados por Sakiney hoje”, completa o texto.
Ainda não havia confirmação das autoridades iranianas.
Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43 anos, foi condenada em 2006 a 10 anos de prisão pela acusação de cumplicidade no assassinato do marido e ao apedrejamento até a morte por várias acusações de adultério, segundo as autoridades iranianas.
A condenação provocou uma enorme campanha internacional, inclusive no Brasil, para evitar a aplicação da pena, assim como vários questionamentos aos julgamentos.
A preocupação da “La Règle du jeu” é compartilhada fundamentalmente pela Liga do Direito Internacional das Mulheres, segundo informações transmitidas na segunda-feira por fontes iranianas ao Comitê Internacional contra o Apedrejamento e ao Comitê Internacional contra a Execução.
Várias associações convocaram um protesto na tarde desta terça-feira diante da embaixada do Irã em Paris para exigir a libertação de Sakineh.
Em julho, o governo do Irã anunciou que a condenação à morte por apedrejamento, confirmada em 2007 em apelação, estava suspensa e que o caso seria reexaminado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.