Comunidade Tia Eva realiza ações no mês da Consciência Negra
A Associação dos Descendentes de Tia Eva convida a população da Capital para participar das atividades em prol do “Mês da Consciência Negra”. Uma das atividades será realizada nesta quarta-feira (10), às 19 horas, no Salão Social da Comunidade, com a entrega de certificados pelo encerramento dos cursos de Recepcionista e de Serigrafia. Ainda em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação dos Descendentes de Tia Eva convida a população da Capital para participar das atividades em prol do “Mês da Consciência Negra”. Uma das atividades será realizada nesta quarta-feira (10), às 19 horas, no Salão Social da Comunidade, com a entrega de certificados pelo encerramento dos cursos de Recepcionista e de Serigrafia. Ainda em comemoração, amanhã (11), às 19h30, será celebrada uma Missa de aniversário de 84 anos da morte de Tia Eva. Ela faleceu no dia 11 de novembro de 1926.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Na opinião da presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, o mês da Consciência Negra é um período de reflexão para a população negra. “O 20 de novembro é uma data muito importante para os negros”, disse Lúcia ao informar que a comunidade Tia Eva, todos os anos realiza eventos em comemoração a Semana da Consciência Negra no Estado.
“Em 2009, na mesma época, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega de documentação aos moradores da comunidade. Já a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio do Posto de Saúde local, no mês de outubro deste ano, fez a prevenção da saúde, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. Atualmente a Prefeitura também oferece cursos de manicure e pedicure para as mulheres e de eletricista aos homens”, informou Lúcia.
Além dos cursos de Recepcionista e Serigrafia, a comunidade também participou de oficinas de maquiagem, penteado afro, corte de cabelo masculino e feminino. Uma realização do Ministério do Trabalho, através do Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento e Educação (IPDE), e do Plano Setorial de Qualificação para Afro-Descendente, de Cuabá (MT).
História de Tia Eva
A história da comunidade se confunde com a própria história de Tia Eva. Escrava nascida em Mineiros, Goiás, Eva Maria de Jesus sempre sonhou um dia poder criar suas filhas com a melhor educação do mundo. Casada por duas vezes, Eva Maria teve três filhas: Joana, Lazara e Sebastiana. Em 1887, aos 49 anos, Eva obteve sua carta de alforria, momento no qual realizaria seu segundo sonho: ir para Mato Grosso (atualmente, Mato Grosso do Sul) e construir um lugar para seus descendentes. Saiu de Goiás e veio para Campos de Vacaria (Campo Grande) onde fundou a comunidade em 1905. Na cidade trabalhou como lavadeira, parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira. Vida nada fácil.
Era uma espécie de médica da época. Mais impressionante ainda era que sabia ler e escrever, pra quem havia sido escrava isso era um dom. Procurada por inúmeras pessoas, tornou-se referência na comunidade, o que lhe rendeu alguns benefícios financeiros. Até que em 1910 adquiriu uma terra de oito hectares que lhe custou 85 mil réis.
Tombamento
Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, sendo a maioria dos moradores formada por pessoas negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.
Serviço
O Salão Social da Comunidade Tia Eva fica na rua Eva Maria de Jesus, snº, Vila São Benedito, no Bairro São Francisco, em Campo Grande-MS.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.