Todos os anos, milhares de brasileiros morrem em decorrência do uso ou do tráfico de entorpecentes. Para combater esse problema de saúde pública, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal Antidrogas, prepara uma série de ações durante esta semana.

A intenção é conscientizar a população sobre a importância da denúncia anônima e sobre os perigos diretos e indiretos das drogas para o indivíduo e toda a sociedade. Entre as atividades está um concurso de frases realizado nas escolas e entidades ligadas à rede de Assistência Social e de Saúde. As melhores frases serão colocadas em faixas de divulgação.

Foi o que aconteceu com a criação da pequena Júlia Louretto da Silva, do 4º ano da Escola Ênio Carlos Bortolini, que resumiu em poucas palavras o resultado das drogas. “Quem usa DROGA, tem seus sonhos interrompidos e sua vida transformada em pesadelo.” Além do concurso, alunos das escolas públicas e particulares participarão de um passeio ciclístico, na próxima quinta-feira de manhã. À tarde, será realizada uma panfletagem nas principais ruas da cidade, para alertar pedestres e motoristas sobre os perigos das drogas lícitas e ilícitas e divulgar os telefones de denúncia.

De acordo com o delegado de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, Gustavo Ferraris, o problema das drogas é realidade no município e gera outros transtornos, como pequenos roubos e furtos. Por isso, aponta Ferraris, é fundamental a participação da sociedade no combate. “Todos precisam estar conscientes dos riscos”, disse o delegado.