O Dia dos Pais está próximo e já é possível comprar presentes com descontos. Passada a euforia em relação ao Dia dos Namorados e à Copa do Mundo da África, as atenções se voltam para a comemoração da data. Empresários esperam aumento nas vendas entre 6% a 8%. P

erfumes, roupas, calçados e aparelhos eletrônicos encabeçam a lista entre os mais escolhidos para presentear. Então, deve-se ficar atento à composição do produto, que deve constar sempre no rótulo. É bom se informar se o presenteado não tem alergia a algum componente da fórmula e verificar o prazo de validade. Trocas só serão obrigatoriamente realizadas se o produto estiver estragado ou vencido.

Numa das lojas de perfumaria de Corumbá, variadas opções para o público masculino já ocupam lugar de destaque. A empresa apostou inclusive no lançamento de uma nova fragrância nesses dias que antecedem a data comemorativa. “Edição especial exclusiva para o dia dos pais, fragrância tanto fresca como quente, justamente pra essa época do ano em que as temperaturas oscilam. É mais amadeirada”, explica a gerente da loja, Silvana Coelho.

Ela ainda destaca os kits e estojos que podem ser montados com os produtos que mais agradam ao presenteado ou então, pela praticidade, escolher os kits montados pela empresa que, além dos produtos de perfumaria agregam brindes como carteira, caneca térmica e até relógios de pulso. E por falar neste acessório, tem loja do ramo na cidade que está oferecendo peças com até 30% de desconto.

São modelos variados que agradam desde um pai com estilo mais clássico numa pulseira prateada até os mais esportivos e jovens. A vendedora Miriam de Oliveira Costa, explica que, apesar da promoção, outros modelos podem ser adquiridos com bom preço desde que haja uma antiga prática do comércio. “Caso a pessoa goste mais de outro relógio que não esteja na promoção, conversando a gente pode fazer um bom desconto”, revela.

Miriam ainda apresenta como opções cintos e carteiras em couro, chaveiros, jogo de facas para churrasco, além de canetas nas quais podem ser gravados os nomes dos pais, personalizando assim o presente. Se optar por roupas, calçados e acessórios, é preciso prestar atenção em relação a modelo, cor e tamanho, pois nestes casos, a troca é facultativa. A loja só é obrigada a trocar se o produto tiver algum defeito de fabricação.

Alguns estabelecimentos, porém, já anexam uma etiqueta específica de troca. Já quem não quer arriscar muito em tipos de tecido, cortes, tamanhos e cores, itens que devem ser observados na compra de roupas e calçados, a saída pode estar na compra de CDs e DVDs musicais. Afinal, quem nunca ouviu o pai comentar sobre um estilo ou artista preferido?. Huanderson Merlot, gerente de uma loja especializada no ramo musical, defende que “apesar de simples, um CD é sempre uma boa pedida, pois todo mundo gosta de música”.

E se a música agrada, ela também é diversificada e isso ainda confere mais possibilidades de acerto no presente ao pai. Sertanejo, samba, MPB, rock, bolero, enfim, um repertório de canções entre as já consagradas e lançamentos do mercado. Atualmente, os aparelhos de telefones celulares têm sido considerados presentes bem-vindos e estão, geralmente, no topo da lista de desejos. Pensando nisso, várias operadoras estão fazendo promoções para o Dia dos Pais.

A Claro, por exemplo, oferece um smartphone (aparelho com sistema operacional similar ao do computador), o Xperia TM X10 mini, por R$ 149. No entanto, o plano de minutos contratado deve ser de, no mínimo, R$ 120, de acordo com promoção anunciada no site. Também é preciso comprar um plano de 250 MB (Megabytes) de dados para navegação.

O consumidor ganha bônus de 1.200 minutos e 50 torpedos. Oi, Tim e Vivo também têm planos especiais. Mas antes de sair às compras, os filhos que pretendem presentear os pais precisam usar de cautela e, para evitar problemas, algumas dicas podem ajudar. A principal é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia.

Para quem não gosta de tumulto e corre-corre, a dica é não deixar para comprar o presente na última hora, pois o fluxo de consumidores aumenta e nem sempre a opção desejada pode ainda estar disponível. Apesar disso, os comerciantes afirmam que vão estender o atendimento na véspera da data que este ano, cai no domingo, dia 08 de agosto.