Começa a era Mano Menezes na seleção brasileira. Às 16 horas desta segunda-feira, o treinador fará sua primeira convocação, no Rio de Janeiro. Ele chamará 22 jogadores para a disputa de um amistoso diante dos Estados Unidos, em Nova Jersey, no dia 10 de agosto. Mano Menezes foi definido como técnico da seleção apenas na noite de sexta-feira, após a recusa de Muricy Ramalho, que optou por ficar no Fluminense. Assim, o treinador teve pouco tempo para elaborar a lista – treinou o Corinthians neste domingo e se despediu do clube com uma vitória diante do Guarani por 3 a 1.

A lista terá como base os jogadores que atuam no futebol brasileiro, uma vez que os clubes da Europa estão de férias ou retornando agora para a pré-temporada. Muitas novidades devem pintar na relação, inclusive nomes que ficaram de fora da “família” de Dunga na Copa.

Internacional e São Paulo, que atuam pela Copa Libertadores, não terão atletas convocados. Entre as principais novidades devem aparecer Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos. “Conversei com o presidente [Ricardo Teixeira] e decidimos implantar uma renovação”, explicou o treinador durante sua última coletiva pelo Corinthians.

Mano ainda definirá sua comissão técnica. O certo é que Sidnei Lobo será seu auxiliar. Os outros cargos da comissão ainda não estão fechados. O treinador só não deve ter participação na escolha do diretor de seleções, que deve ser Carlos Alberto Parreira.

O objetivo final de Mano é montar uma seleção forte durante os próximos quatro anos para a disputa da Copa do Mundo no Brasil. O treinador afirmou que está preparado para suportar a pressão. “Temos um chão longo pela frente, com a disputa de Copa América na Argentina, Olimpíada em Londres e tudo isso faz parte da construção de uma equipe”, declarou.