Com direito a um golaço de Messi, lambança do goleiro Reina e a uma bela atuação de Carlitos tevez, a Argentina conseguiu carimbar a faixa de campeão do mundo da Espanha. Jogando no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, os hermanos fizeram um ótimo primeiro tempo e derrotaram a Fúria por 4 a 1. Foi o primeiro revés dos europeus após a conquista do caneco na África do Sul.

Espanha cheia de mudanças

Apesar de enfrentar a Argentina na casa do rival, a Espanha entrou em campo recheada de mudanças. Titulares absolutos na Copa do Mundo, Casillas, Xavi, Capdevilla e Sergio Ramos começaram no banco de reservas, dando lugar respectivamente a Reina, Fábregas, Monreal e Arbeloa.

Comandados pelo técnico interino Sergio Batista, os hermanos se aproveitaram das mexidas e, com o apoio da “hinchada”, criaram boa oportunidade de gol logo aos seis minutos com Tevez. O ex-corintiano, entretanto, chutou para fora.

Mas, aos nove, Carlitos deu lindo passe para Messi que encobriu Reina com um toque que fez jus ao nome do estádio onde a partida era realizada: Monumental!

Quatro minutos depois, após bela troca de passes no meio de campo, Tevez atacou de garço novamente e deixou Higuaín na cara do gol. O atacante do Real Madrid cortou o goleiro sem dificuldades e ampliou.

Lambança de Reina, gol de Tevez

Para piorar, Reina, aos 33 minutos, ao tentar despachar um recuo de bola, escorregou de forma bisonha e permitiu que Tevez, de carrinho, anotasse o terceiro da Argentina.

Com a boa vantagem, os anfitriões recuaram e permitiram que os espanhóis quase diminuíssem o marcador. Aos 41, David Villa carimbou a trave do goleiro Romero.

No segundo tempo, o técnico Vicente Del Bosque fez quatro alterações, entre elas, sacou Reina e colocou Victor Valdés, do Barcelona. Apesar das mudanças, a Espanha não conseguia abrir o placar e ainda viu Higuaín, aos sete, quase fazer o quarto da Argentina em um belo arremate de fora da área.

Espanha desconta, mas Agüero transforma triunfo em goleada

Aos dez, Xavi, um dos candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2010, entrou no lugar de Fábregas. Com o craque do Barça no gramado, a Fúria teve mais a posse de bola e criava boas oportunidades, mas pecava na hora da finalização. Por sua vez, a Argentina diminuiu o ritmo e tinha um desempenho bem abaixo do primeiro tempo.

Apenas aos 38 minutos, Llorente, que entrou na segunda etapa, recebeu passe de Pedro e descontou para a Espanha que, nos minutos finais, pressionou, mas em vão. Para piorar, Agüero, após jogada iniciada pelo colorado D´Alessandro  – que entrou no lugar de Lionel Messi -, fez o quarto da Argentina e transformou a vitória em goleada.