Os contribuintes têm até esta quinta-feira, 30 de dezembro, para cooperar para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência, para que os recursos doados possam ser deduzidos Imposto de Renda, ano base 2010. Desde 2007, a Prefeitura de Campo Grande e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente desenvolvem o projeto Clique Esperança. A finalidade é apoiar, financeiramente, entidades que desenvolvem projetos para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, social ou por violação de direitos, por ocorrência de abandono, violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, situação de rua, trabalho infantil entre outras.

Ao cooperar para o Fundo, o contribuinte receberá de volta os recursos por meio da restituição ou da diminuição do Imposto de Renda a pagar. Vale destacar que a doação é sobre o imposto devido e não sobre o tributo a pagar. O doador poderá escolher em qual entidade de Campo Grande gostaria de ver seu dinheiro aplicado. Atualmente, há 67 entidades cadastradas e aptas no CMDCA. Para pessoa física, o limite de dedução é de seis por cento, pela declaração de ajuste anual/modelo completo. Já para a pessoa jurídica, o limite de dedução é de um por cento, pela apuração mensal do lucro real.

Como doar – Fazer a doação é simples e rápido. Basta acessar o site www.cliqueesperanca.org , escolher a opção “Doação”, informar os dados pessoais, no caso de pessoa física, ou da empresa, se o doador for pessoa jurídica. Depois, escolhe-se uma das entidades cadastradas e aptas a receber a doação. Após realizar o cadastro, deve-se imprimir e pagar o boleto bancário em qualquer instituição financeira. No site também pode ser emitido o recibo da doação, que deverá ser arquivado.

Em caso de dúvida, basta entrar em contato com a equipe da Campanha Clique Esperança, do CMDCA ou diretamente com um contador. O projeto cona com apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul e da Câmara Municipal de Campo Grande.